.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

“a recompensa de Deus” = Helena Colares Serpa



Reflexão Pessoal – Eclesiástico 5, 1-10 – “misericórdia e cólera”

A liturgia de hoje nos fala de misericórdia e cólera, de paciência e de justiça. Não podemos nos valer da misericórdia do Senhor para nos instalarmos no pecado. A misericórdia do Senhor se propõe a nos tirar da miséria a que o pecado nos submete para assumirmos uma nova postura diante da vida. Por isso, não podemos querer nos atolar na lama, uma vez que tenhamos o coração purificado pela misericórdia de Deus. Quando o Senhor nos perdoa, também nos dá a chance de subirmos mais para o alto e para que isso aconteça, Ele cura as nossas feridas. As marcas que ficam em nós são como exemplos para que não queiramos mais cair e nos ferir. Com efeito, o Senhor sempre quer nos reconstruir, todavia, mesmo sendo indulgente conosco, Ele saberá nos castigar com a vara da justiça, com o intuito de nos conscientizar da nossa rebeldia. Portanto, aproveitemos o tempo de hoje, para pedir perdão ao Senhor por toda ingratidão, hipocrisia, falsidade, infidelidade, injustiça e omissão e nos entreguemos a Ele a fim de que faça em nós uma restauração completa do nosso ser por inteiro. – Você se apóia na misericórdia de Deus para continuar pecando? – Você faz propósitos de não mais pecar? – Você reconhece que precisa sempre de restauração? – Você aceita a correção do Senhor?

Salmo 1 – “É feliz quem a Deus  confia”

Aquele que confia a sua vida a Deus e tem prazer em viver conforme a Sua vontade, será feliz e terá sucesso na sua missão aqui na terra. O salmista compara os que assim procedem, com uma árvore que foi plantada às margens do rio, por isso, terá água em abundância, para dar frutos no tempo certo. Toda vegetação que é plantada perto de um rio é sempre verde, viçosa e bela. Ao contrário, aquele que está longe de Deus tem a sua vida empobrecida, por isso, não dá frutos que possam alimentar o mundo.

Evangelho – Marcos 9, 41-50 – “a recompensa de Deus”

Seremos recompensados por tudo o que fizermos em função de Jesus, mesmo que seja o menor gesto ou a ação mais simples, como dar um copo d’água. Da mesma forma, se formos pedra de tropeço na caminhada de alguém que procura Deus, seremos condenados, mesmo estejamos a serviço do reino. Consequentemente é pelo nosso testemunho de vida que nós receberemos a recompensa ou a condenação de Deus. Neste Evangelho Jesus nos exorta a cortarmos radicalmente toda e qualquer motivação que nos direcione ao pecado. Assim, Ele nos fala de cortar a mão, o pé, o olho, como figuras que simbolizam o que fazemos, aonde vamos e a nossa maneira de ver as realidades do mundo. Será muito melhor cortarmos, os agentes que nos levam ao pecado, do que perdermos definitivamente o nosso lugar no reino dos céus. As nossas ações, vão nortear o nosso destino final, por isso, a mão, o pé, o olho, significam aqui as nossas atitudes de agir, de ir, de olhar = concupiscências que nos arrastam para o pecado que é o mal que nos leva à morte eterna, isto é, ao inferno. O reino dos céus já começa aqui e para que o experimentemos e vivamos em sintonia com Deus, nós temos que cortar tudo o que nos separa do Seu amor divino e paternal. Por último Jesus fala para que nós tenhamos sal em nós mesmos: que tenhamos amor, zelo, gosto, fervor, piedade, ação, porque assim damos vida nova ao mundo. A sua maneira de olhar as coisas, de falar, de agir o têm levado para uma vida boa ou má? – Você tem aproveitado as pequenas oportunidades para expressar no mundo o amor que recebe de Deus? – Você ainda está esperando por grandes acontecimentos para sentir-se convocado a pregar as coisas simples da vida?

Helena Colares Serpa,

Nenhum comentário:

Postar um comentário