.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Madalena - várias homilias - José Salviano


ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
José Salviano
Os escribas e os fariseus viviam procurando uma oportunidade para por Jesus a prova, tentando incriminá-lo de qualquer jeito: Mas não era fácil, ou melhor, era impossível fazer Jesus cair em uma armadilha. Ele tinha resposta para todas as perguntas maliciosas. ”Dai as Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”.  Ele, ao contrário de nós e dos fariseus, enxergava além das aparências. No dia que curou o paralítico que desceram pelo telhado, ele percebeu os pensamentos dos fariseus que estavam no fundo da sala, e respondeu-lhes: Por que vocês estão pensando maldade? Qual é mais fácil dizer: teus pecados estão perdoados ou dizer: Levanta pega tua cama e vai embora?   Ele sendo o próprio Deus, lia os pensamentos, e conhecia o passado de cada um daqueles que o estava pressionando a condenar Madalena. Então foi “mole” sair daquela armadilha que lhe prepararam. Tudo bem!  “Quem de vós estiver sem pecado”, pode começar a jogar as pedras. Ainda bem que foram sensatos. Cada um fez um rápido exame de consciência e, se sentido também pecador, digno de julgamento,  jogou a pedra no chão e se retirou.
Só restou Jesus e a linda morena de cabelos lisos, Madalena. Jesus a dispensa, mas recomenda: “Não peques mais”!
É aí que alguns incrédulos se aproveitam para dizer que Jesus tinha um “q-zinho” por Madalena.
Mas que absurdo! Jesus, no seu lado humano foi igual a todos nós. Fazia tudo o que um humano fazia, com exceção de uma coisa. O pecado. E não é por ter perdoado Madalena que Jesus tinha algum interesse carnal por ela.
Este evangelho dos lembra que a todo instante da nossa vida, quando pensamos mal de alguém, quando desejamos o mal a uma pessoa que nos ofendeu, quando achamos que ninguém está vendo o que estamos fazendo ou pensando, alguém está vendo. Sabe quem? Deus. Isso mesmo. Deus vê tudo. Portanto precisamos tomar mais cuidado.

Sal
============================

MADALENA E JESUS – FOFOCAS ENTRE JESUS E MADALENA
José Salviano
Muito já se falou  já se escreveu a respeito do relacionamento de Jesus com Madalena. Só pelo fato de Jesus ter sido muito bom com ela, de ter aparecido primeiramente a ela depois da ressurreição, e dela ter feito coisas como lavar e beijar os seus pés e depois ser elogiada pelo Mestre, etc. Não faltou quem falasse mal dos dois, inventando as coisas mais estapafúrdias!
Já houve quem disse que Jesus tinha um caso com Madalena, outros inventara que Madalena teve um filho de Jesus, que eles foram casados, que Jesus beijava a linda morena de cabelos lisos na boca, e outras maledicências mais.  São conjecturas provenientes de mentes brilhantes como foi o caso de Leonardo Da Vinci. Pessoas muito inteligentes, porém pessoas descrentes.
Sabemos que uma grande parte da humanidade é formada de pessoas  descrentes, porém a maioria dessas pessoas levam suas vidas na indiferença. Mais infelizmente, existem outras que, fazem questão de tentar envenenar a  mente dos crentes com idéias absurdas para também levá-los  a descrença. Mais graças a Deus isso pouco ou nada funciona, pois quem é cristão é fiel, é convicto, e não se deixa levar pelas investidas do demônio.
A maioria dos que estudam as origens do cristianismo tem poucas dúvidas: Maria Madalena cumpriu um papel importante entre os primeiros seguidores de Jesus, era uma das companheiras mais devotadas de Cristo e foi uma das primeiras a testemunhar sua fé na ressurreição do mestre. Mas, ao que tudo indica, a idéia de que os dois foram casados e tiveram filhos não passa de uma mistura de imaginação hiperativa moderna com brigas políticas de antigas seitas cristãs.
A existência da personagem de Madalena no Plano de Deus, foi para nos ensinar muitas coisas  tais como: O arrependimento sincero, o perdão de Deus, a conversão,  o pecado da discriminação, etc.
Madalena se arrependeu de fato, por isso foi perdoada. Ela se converteu de verdade, isto é, não voltou à antiga vida de pecado, mais sim, passou a seguir os passos de Jesus, apesar de ser discriminada por aqueles que se julgavam santos.
Para haver conversão é necessário haver em seguida, uma mudança radical de vida, a qual nem sempre é bem aceita pelos que discriminam.  Lembremos aqui o caso do ex-presidiário que não consegue arrumar emprego, pois todos fogem dele. Não acreditam que ele realmente mudou. E por isso, muitos voltam ao crime.
Não é que estamos defendendo os que praticam o mal. Mais muitos dos ladrões e prostitutas, fazem isso por uma questão de sobrevivência, e não por pura safadeza. Não tendo outra forma de ganhar a vida, essas pessoas recorrem a tais práticas mesmo sabendo que não estão fazendo o que aprendeu dos seus pais, e nos encontros de catecismo.
Sejam as “free girls” das casas noturnas, a prostituição ou infantil em várias cidades,  são criaturas que vendem o seu corpo por um prato de comida. Isso sem falar nas Madalenas atuais, aquelas funcionárias das empresas que têm de ceder aos caprichos do assédio para ser promovida ou mesmo para não perder o emprego.
Madalena, não era judia, era estrangeira provavelmente da Síria, e talvez por questão de sobrevivência, levava aquela vida. E não por que era necessariamente uma desavergonhada ou coisa parecida.
Vamos perdoar as madalenas e os  “madalenos”  arrependidos desta vida. Lembrando-nos de que também não fomos santos a vida inteira, e Jesus sabe muito bem quem somos. Por isso não podemos atirar pedras em ninguém.
Sal.
============================
JESUS PERDOA MADALENA
José Salviaino

Mais uma passagem ou encontro de Jesus com Madalena.  E mais uma vez, o gesto ou atitude de Jesus diante da pecadora, pode levar a alguns incrédulos a pensar como aquele fariseu, que Jesus era muito “bonzinho” com a tal mulher pecadora.
Os fariseus e escribas tinham uma escala de valores muito radical: Seguiam cegamente a Lei, eram fissurados em manter as tradições, tinham grande cuidados para não se contaminar com as impurezas, e, como a maioria das pessoas, era preconceituosos. Uma prostituta para eles, era uma das coisas mais abomináveis desta vida.
Jesus, ao contrário,com suas atitudes demonstrou que o amor é muito mais importante do que a o seguimento e a obediência cega às tradições e a Lei. E Ele não estava nem um pouco preocupado com o que os demais iriam pensar sobre suas atitudes. É que Jesus sendo Deus tinha uma vantagem a mais na frente de seus adversários. Ele percebia os pensamentos das pessoas. E, mais uma vez, Jesus detecta os pensamentos maldosos dos judeus, e os coloca nos seus devidos lugares. As respostas de Jesus sempre “arrasava”  com a arrogância dos escribas e dos fariseus.
O fariseu que convidou Jesus para almoçar em sua casa, interpretou  com maldade e com malícia, o gesto amoroso de Madalena , uma repugnante pecadora que todos conheciam e que ele pensava que o Mestre nem desconfiava de quão desprezível era aquela pessoa.
Mais Jesus pensava exatamente o contrário. Para Ele, o gesto daquela mulher, foi uma demonstração de puro amor, muito embora, o fariseu a considerasse impura, e de estar acariciando o Mestre com gestos sensuais como era de sua especialidade.
Irmãos. Jesus não estava “amarelando” diante de uma linda mulher de vida “livre”. Jesus sabia o quanto ela havia pecado. As  lágrimas daquela pecadora não eram lágrimas de crocodilo, mais sim, lágrimas de arrependimento. Por isso que Jesus a perdoa. “Por isso te digo: seus numerosos  pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. ... E disse a ela: Perdoados te são os pecados.”
Jesus. Perdoa-nos também porque somos preconceituosos, discriminadores, arrogantes com os pobres, e principalmente por nos considerar mais importantes que os outros. Amém.
Sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário