.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de março de 2013

MADALENA - O AMOR E A MISERICÓRDIA DE DEUS FOI MAIOR QUE O SEU PECADO. PARA QUE O PROCESSO DE CONVERSÃO NÃO SEJA DESANIMADOR - José Salviano




            Meu irmão. Se o seu pecado é grande, pode contar que a misericórdia de Deus é muito maior. Jesus está sempre com a mão estendida para resgatar-nos do fundo do poço, como o fez com Madalena. Queriam jogar pedras nela pelo seu pecado. Não jogue pedras em alguém pelos seus pecados. Você também é pecador! Esqueceu? Jesus transformou aquela fúria em uma cura para o seu desvio de conduta.  Se o seu pecado, vício, pedofilia, seja lá o que for, chegou a um ponto desanimador, confia na misericórdia divina. POIS ONDE O PECADO ABUNDOU, SUPERABUNDOU A BONDADE E O PERDÃO DE DEUS!

            O sumo sacerdote, as elites intelectuais, (os doutores da Lei - Fariseus),e anciãos, detinham o poder religioso, político e econômico. Apesar de manter o povo sob controle, esses poderosos tinham medo de Jesus, por causa do que Ele fazia: os sinais ou milagres, o poder de fogo de suas palavras  que denunciavam a falsidade daqueles que mantinham uma aparência de santidade para enganar o povo humilde. Por isso Jesus incomodava muito.  "Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele"
            Assim, eles buscavam de todo lado um modo de anular Jesus, para manter os seus privilégios.   Desta forma, viram na vida de Madalena, um trampolim para derrubar o poder de Jesus. E foi o que fizeram. Armaram tudo, de jeito que puderam pegar a prostituta em pleno flagrante, e a trouxeram na presença de Jesus. Deveriam ter pensado: E agora, Jesus? Com você vai sair dessa?
            Porém, Jesus ao ficar escrevendo alguma coisa no chão, demonstrava sua tranqüilidade diante de tamanha hipocrisia, pois como Deus Ele sabia da vida íntima de cada um, sabia dos pecados de cada um  daqueles que estavam ali furiosos, e com pedras nas mãos.  Eles julgaram Madalena pelo seu ato impuro, e a condenaram a morte por apedrejamento! E já estavam preparados para executar a sentença de morte segundo a Lei.

            Será que nunca fizemos coisa semelhante? será que nunca julgamos as pessoas por elas não serem como nós somos,  ou como gostaríamos que elas fossem? Por elas saberem mais do que nós? Ou pela pura desculpa de que estamos agindo pela transformação da sociedade e até do mundo, nós crucificamos algumas pessoas por não serem do nosso nível sócio-econômico, por serem pobres, nordestinos, por serem marginalizadas, pelos seus erros e pelos seus  pecados?
            Prezados irmãos. Precisamos ser cristãos, quando criticamos. Precisamos estabelecer a diferença entre FOFOCAR  e DENUNCIAR.  Somos cristãos, e como tal temos o dever de imitar Jesus, denunciando as injustiças. Porém, não temos o direito de confundir isso com maledicência. Falar mal dos outros  é uma coisa. Denunciar os seus erros é outra.  Muitas vezes morremos de medo de denunciar para não sofrer retaliações. Porém, sempre que conseguimos um instante de segurança, uma oportunidade, começamos a fofocar sobre as referidas injustiças as quais precisam ser denunciadas,  mas ninguém tem coragem de fazer isso.
           
          Não sejamos como os escribas e os fariseus que viviam procurando uma oportunidade para por Jesus a prova, tentando incriminá-lo de qualquer jeito: Mas não era fácil, ou melhor, era impossível fazer Jesus cair em uma armadilha. Ele tinha resposta para todas as perguntas maliciosas. ”Dai as Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”.  Ele, ao contrário de nós e dos fariseus, enxergava além das aparências. No dia que curou o paralítico que desceram pelo telhado, ele percebeu os pensamentos dos fariseus que estavam no fundo da sala, e respondeu-lhes: Por que vocês estão pensando maldade? Qual é mais fácil dizer: teus pecados estão perdoados ou dizer: Levanta pega tua cama e vai embora?   Ele sendo o próprio Deus, lia os pensamentos, e conhecia o passado de cada um daqueles que o estava pressionando a condenar Madalena. Então foi “mole” sair daquela armadilha que lhe prepararam. Tudo bem!  “Quem de vós estiver sem pecado”, pode começar a jogar as pedras. Ainda bem que foram sensatos. Cada um fez um rápido exame de consciência e, se sentido também pecador, digno de julgamento,  jogou a pedra no chão e se retirou.
Só restou Jesus e a linda morena de cabelos lisos, Madalena. Jesus a dispensa, mas recomenda: “Não peques mais”!
É aí que alguns incrédulos se aproveitam para dizer que Jesus tinha um interesse especial por Madalena.
Mas que absurdo! Jesus, no seu lado humano foi igual a todos nós. Fazia tudo o que um humano fazia, com exceção de uma coisa. O pecado. E não é por ter perdoado Madalena que Jesus tinha algum interesse carnal por ela.
Este evangelho dos lembra que a todo instante da nossa vida, quando pensamos mal de alguém, quando desejamos o mal a uma pessoa que nos ofendeu, quando achamos que ninguém está vendo o que estamos fazendo ou pensando, alguém está vendo. Sabe quem? Deus. Isso mesmo. Deus vê tudo, até os mais íntimos dos nossos pensamentos. Portanto precisamos tomar mais cuidado!

             Concluindo,  espera-se que ninguém saia por aí dizendo que Jesus liberou a prostituição, ao perdoar Madalena.  Neste Evangelho, o que está em destaque é o amor e o perdão, por parte de Jesus. Assim como, uma advertência para que nós não imitemos o s fariseus, e não julguemos e nem condenemos  as pessoas, sem antes olharmos para dentro de nós, e ver o quanto somos imperfeitos, o quanto somos pecadores.
            Jesus reconheceu a prostituição um pecado sim. Porém, Ele em seu amor infinito, perdoa aquela pecadora arrependida, e a convida a conversão, a mudar de vida, dizendo para ela não fazer mais aquilo.

"Podes ir e, de agora em diante NÃO PEQUES MAIS" .   

Ide e faça o mesmo.
Tenha um santo domingo, e divulgue este trabalho de evangelização pela internet entre seus amigos.

Grande abraço, e até o próximo domingo. 

José Salviano.

Um comentário:

  1. Prezado José, admiro muito os comentários do Evangelho postados por esta equipe maravilhosa. Gostaria de fazer um aparte a este: a pecadora não tem nome! Creio, pelo que já li, bem como documentários que assisti contendo comentários de teólogos, sacerdotes, pesquisadores, arqueólogos, a respeito de Madalena, a quem admiro muitíssimo, os pecados dela são outros, mais psíquicos que este cometido por esta pecadora... mulher rica, sentia-se desprezada porque era solteira embora fosse madura, era infeliz e Jesus que, como sempre, nutria imensa compaixão pelos/as marginalizados/as a acolheu tornando-a sua amiga, e, segundo alguns, até confidentes. Acredito que pessoas maldosas a colocaram como prostituta porque não consideravam como pura a amizade entre um homem e uma mulher, o que ocorre até os nossos dias em alguns lugares. Coloco esta observação com muita humildade porque amo Madalena... Abraço fraterno.Bete Degrande.

    ResponderExcluir