.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 14 de março de 2013

“... EU TAMBEM NÃO TE CONDENO.”- Olívia Coutinho



“... EU TAMBÉM NÃO TE CONDENO.”- Olívia Coutinho

V DOMINGO DA QUARESMA

Dia 17 de Março de 2013

Evangelho de Jo 8,1-11


Estamos no quinto domingo da quaresma, já nos aproximando  do ponto  mais alto da  nossa caminhada cristã: A PÁSCOA DO SENHOR JESUS!
Já podemos alargar um pouco  mais os nossos passos,  passar de uma percepção ainda ingênua, para uma visão lúcida da vontade de Deus.
A riqueza das leituras que nos foram apresentadas neste  tempo Quaresmal, produziu frutos, levou-nos  a  redescobrir os  valores que devem nortear a nossa vida, valores, que o  mundo enganador, tenta camuflar com os seus contra-valores!
Aprendemos muito nesta caminhada de fé, mas ainda há muito que aprender, afinal, temos uma missão muito importante: fazer chegar aos corações sombrios, a luz do Cristo ressuscitado!
Muitos querem conhecer esta Luz, mas desconhece o caminho para chegar até Ela. E nós, que vivenciamos esta experiência, temos o compromisso de nos tornar caminho, para que outros possam também vivenciar esta alegria!
Ninguém consegue se encontrar, sem antes ter um encontro Jesus! Conhecer Jesus, é descobrir o verdadeiro sentido da vida, é enriquecer-se preservando o coração “pobre”!
 A  nossa riqueza maior, é  a nossa dependência de Deus e a pobreza do nosso coração, é o esvaziamento de nós mesmos para nos entregar a esta dependência!
O evangelho de hoje, nos convida a pautar a nossa vida no exemplo de Jesus, que  sempre colocou a pessoa humana acima de qualquer lei. Para Jesus, não é através do castigo da  intolerância que se liberta alguém da escravidão  do pecado, e sim, através do amor. O  amor gera vida, transforma corações,  faz uma pessoa nascer de novo! 
De um lado, o texto que a liturgia deste domingo  nos apresente,  nos mostra mais uma vez, o amor misericordioso de Jesus, para com uma mulher que fora colocada diante Dele, pelos mestres da lei e fariseus, acusada de adultério. O episódio nos mostra claramente a atitude de Jesus frente ao pecado e ao pecador. Jesus não exime aquela mulher de sua culpa, afinal o pecado tem conseqüências graves. Jesus  não aceita o “pecado,” mas  jamais aceitaria  pactuar com uma lei que mata em nome de Deus, seria  contradizer todas suas pregações, que tem como foco o amor e a vida na sua totalidade.
Do outro lado, vemos a hipocrisia dos  mestres da lei e fariseus, que escondiam  atrás de uma  intolerância contra aquela  mulher, a intenção de incriminar Jesus. Para eles, qualquer decisão tomada  por Jesus, seria motivo para incriminá-Lo. Por tanto, no pensar deles, Jesus não tinha saída. Se Ele a condenasse, a multidão se voltaria  contra Ele, afinal, autorizar um apedrejamento a alguém, seria  uma contradição de tudo que Ele pregava. Por outro lado, se Jesus absolvesse aquela mulher, estaria infligindo a lei de Moisés. Mas Jesus, na sua sabedoria Divina, em poucas palavras, golpeia todo tipo de hipocrisia dos mestres e Lei e fariseus: “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe a primeira pedra. Com isto, Jesus transfere para os seus adversários  a responsabilidade de condená-la ou não.
Podemos tirar daí, uma grande lição: diante de Jesus e de todos que estão com Ele, o mal não tem vez!
O mal planejado pelos doutores da lei e fariseus  ao usar aquela mulher como armadilha para pegar Jesus, reverteu num bem para ela, que ao ser levada para a morte, ganhou a vida, num encontro pessoal com Jesus! Um encontro transformador, que a tirou das trevas para a luz!
Se fosse prevalecer o que Jesus disse, o  único que poderia apedrejá-la  seria Ele,  pois somente Ele não tinha pecado. Porém, Ele  não a condenou  e sim, a libertou da pior escravidão do ser humano: a escravidão do pecado. “Ninguém a condenou? Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante não peques mais.”
Completamente libertada da escravidão do pecado,  aquela mulher,  certamente tornou-se uma fiel seguidora de Jesus,  comprometida com o seu  projeto de libertação.
O amor é a  lógica de Deus, Deus é amor!

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olívia 

4 comentários:

  1. no 5o parágrafo ( de baixo para cima) "...se Jesus absorvesse ou absolvesse?
    No mais, o texto é lindo

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso é o Nosso Deus!

    ResponderExcluir
  3. Absolvesse é o correto.
    Absorvesseé o mesmo que chupar "absoeve"

    ResponderExcluir