.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 24 de março de 2013

Daí-nos, Senhor, coragem para acreditar!-- Fr. José Luís Queimado



DIA 1 º DE ABRIL - SEGUNDA
Mt 28,8-15

Daí-nos, Senhor, coragem para acreditar!
Estamos vivendo a Oitava da Páscoa, e isso significa que nós celebramos durante oito dias a maior festa e o maior motivo de alegria de nossa Igreja: a Ressurreição de Jesus. A Páscoa nos é tão importante que desejamos alongar esse dia tão especial por oito dias, como se fossem um só!
O Evangelho de hoje nos deixa estremecidos. Isso porque são as mulheres que primeiro avistam o Ressuscitado. Para os dias de hoje, essa afirmação pode não nos dizer absolutamente nada, – um tempo em que as mulheres e os homens são vistos como seres humanos de igual dignidade. Mas numa sociedade patriarcal como a do Antigo Israel, dizer que as mulheres viram Jesus Ressuscitado era zombar do mestre que havia morrido há pouco.
Para que se tivesse uma prova concreta de que um fato realmente se realizou, naquela época, eram necessárias duas testemunhas, masculinas – é claro! Várias mulheres poderiam fazer uma acusação, mas mesmo assim não seriam ouvidas, pois não eram dignas de confiança, – vê-se, por exemplo, a estória de Susana, no livro de Daniel! (Dn 13). Entretanto, Jesus vem para confundir os fortes e os ricos, os poderosos e os dominadores. A sua ressurreição é testificada por mulheres, aquelas que o seguiam quando ele vivia o seu ministério público.
O cristianismo exige de nós muita coragem e muita fé para que possamos assumir a ressurreição de Jesus como uma verdade inegável. Esse momento magnífico em que um homem vence a morte que atormentava os seres humanos é presenciado por um bando de galileus ignorantes, que não possuíam grande conhecimento das letras e das escrituras, e por muitas mulheres, as quais não deviam ser levadas em conta! É exatamente por isso que as autoridades religiosas da época achavam que os discípulos daquele que morreu na cruz haviam roubado o seu corpo e espalhado a notícia de que ele estava vivo.
Os saduceus, grandes sacerdotes da época, não permitiriam que um bando de pobretões ignorantes, é assim que eram vistos os seguidores de Jesus, convencessem os judeus de que o crucificado estava vivo, e no meio deles. Por isso mesmo é que se pagou uma alta soma de dinheiro aos soldados para que dissessem realmente que o corpo havia sido roubado, ainda que isso denunciasse a falta de competência dos próprios soldados em vigiar o túmulo de um “malfeitor”.
Jesus realmente era visto como um malfeitor, um agitador das multidões, um causador de tumultos e de revoltas contra a religião oficial de Israel, o Povo Eleito. Esse era o motivo pelo qual os chefes religiosos queriam apagar da mente da população a memória daquele que passou fazendo arruaças na ordem estabelecida.
Mas, para os discípulos, Jesus estava vivo. Jesus deixa ser tocado, abraçado e come com os discípulos. Ele está realmente vivo e animando a comunidade de discípulos e apóstolos desorientados. Uma pergunta deve ser feita àqueles que não creem na ressurreição de Jesus: o que aconteceu para que aqueles discípulos medrosos, que haviam abandonado Jesus na hora da morte, começassem a pregar as palavras do mestre sem medo de perderem a própria vida? Pela lógica humana, eles deviam ter se escondido e enterrado a memória daquele que pensavam ser o Messias; mas não, eles começaram a gritar e a falar publicamente que aquele crucificado estava vivo!
Mulheres e homens deram a vida para que nós crêssemos que Jesus está vivo. Eles não inventaram a ressurreição, nem roubaram o corpo do mestre, que seria um grande desrespeito, na visão deles. Jesus Ressuscitado muda completamente as nossas vidas. Faz com que nós, medrosos e indiferentes, sejamos anunciadores do seu projeto de amor, dando-nos coragem suficiente para doar até mesmo as nossas vidas, de diversas maneiras.
Que essas mulheres destemidas e audaciosas sejam a inspiração para a nossa vivência cristã: enfrentando todos os percalços que nós encontrarmos pelo nosso caminho de fé em Jesus Ressuscitado!


Fr. José Luís Queimado, CSsR (jlqueimado@ig.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário