.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 1 de março de 2013

A REJEIÇÃO A JESUS, NÃO INTERROMPEU O ANUNCIO DO REINO! – Olívia Coutinho




 
Dia 04 de Março de 2013
 
Evangelho de Lc  4,24-30
 
Neste tempo Quaresmal, somos convidados a percorrer o caminho que  Jesus percorreu, sem o temor da cruz! A nossa motivação, deve  ser  a certeza de que, com Ele,  a nossa cruz tornará mais leve e a nossa vitória será certa!
O  caminho do profeta,  é um caminho marcado pela perseguição, pela rejeição e até mesmo pela  incompreensão daqueles que fazem  parte do seu convívio!
Jesus, o profeta de ontem, de hoje e de sempre, passou por esta  experiência, além de rejeitado pelas autoridades políticas e religiosas,  também foi  rejeitado  pelos seus conterrâneos.
O evangelho que a liturgia de hoje  nos apresenta, nos trás uma amostra dos desafios que os  profetas de ontem enfrentaram e que os profetas  de hoje continuam enfrentando! Como podemos observar no relato, no caminho do profeta, está presente  a cruz, pois  são muitos  os que tentam  calar a sua voz, o que é impossível, pois nem a morte consegue calar a voz de um profeta,  é justamente  depois da sua morte,  que a sua  voz  passa a ressoar com mais intensidade no coração da humanidade! O profeta morre, mas as suas palavras ficam, assim como ficaram as palavras de Jesus!  
O texto que nos é apresentado no dia de hoje, nos fala do retorno de Jesus  a sua cidade de origem. Lá, Jesus experimentou no corpo e na alma, a dor da rejeição, que certamente doeu mais forte ainda, por esta rejeição  partir dos seus próprios conterrâneos, aqueles  que deveriam ser os primeiros a acolhê-Lo.   
A admiração pelas palavras de Jesus, manifestada a princípio por aquele  povo, cai  por terra quando a identidade do Messias lhes é  revelada numa  pessoa  simples, o "filho" de um humilde  carpinteiro! Em resumo, os conterrâneos de Jesus, que diziam conhecê-Lo, ficaram só  no superficial,  na condição social dele, o mais importante, estava longe de ser percebido por eles: o Rosto humano do  Pai, se revelando na pessoa de Jesus!
Certamente, os habitantes de Nazaré,  esperavam  por um  Messias, extraordinário, milagreiro, que realizasse as suas vontades, por isto não aceitaram um Messias de aparência  simples, que tinha um olhar voltado para os pequenos, os pobres, os marginalizados, os oprimidos.
Os compatriotas de Jesus tiveram  nas mãos a chave da felicidade, mas eles não se deram conta desta preciosidade, por isto desperdiçaram a graça de Deus e como conseqüência, não alcançaram as primícias da fé! Ali, Jesus não pode realizar  muitos milagres, fez apenas algumas curas, não por retaliação contra o povo, mas pela falta de fé deles.   
Será  que nós  também, não temos atitudes semelhantes ao do  povo de Nazaré? Será  que aceitamos o recado de  Deus, que sempre chega até a nós por meio das pessoas simples?  Dificilmente  reconhecemos a presença de Deus e a sabedoria presente nas  pessoas simples,  temos uma forte tendência a acreditar somente  nas palavras retóricas das pessoas  de alto "nível intelectual", com isso, deixamos escapar as mensagens que Deus quer nos passar através dos “pequenos”,  esquecendo  de que Jesus, o  Mestre de todos os mestres, o profeta Maior de todos os tempos, serviu-se de meios humanos bem simples, para anunciar o reino de Deus!
 Infelizmente a humanidade ainda continua divida, uns acolhe a voz do profeta e se dispõe a mudar de vida, outros, ignoram a sua  fala, preferindo continuar  no caminho  do pecado.
A rejeição à Jesus, narrada no evangelho, não interrompeu o anúncio do Reino, que continua através dos incansáveis profetas de hoje: homens e mulheres que se embrenham pelo caminho da cruz, dispostos a dar a vida se preciso for, pela causa do Reino.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia  

Nenhum comentário:

Postar um comentário