.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 10 de março de 2013

A cura do homem da piscina... – Claudinei Oliveira



DIA 12



        O Evangelho de hoje nos mostra que a cura está na vontade de libertar das práticas soberbas. Mas o que são práticas soberbas? São atitudes praticadas pelo homem que condenam a valoração de Deus; acredita ser maior do que o Criador e pensa que não tem conseqüência nenhuma diante do Reino as suas atitudes. Neste caso é preciso ir além das práticas, visualizar saídas para a situação que degrada a pessoa, mas alcance harmonia na comunidade local. Jesus quis mostrar para o homem que há trinta e oito anos enfermo que pode ser curado, assim que se acredite  na possibilidade de fazer parte de um novo mundo.

        Jesus  aproxima do homem doente   em Jerusalém e oferece ajuda. Pois sabe que para ser curado deve ser o primeiro a entrar na piscina após seu movimento. Jesus disse: 'queres ficar curado?' Nota-se que Jesus está preocupado com o pobre homem caído. Esta é uma oportunidade significativa para mostrar mais uma vez sua missão. Fazer alguém acreditar na sua palavra. Somente assim o sujeito pode libertar da situação em se encontrava. O doente respondeu: 'Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'. Jesus notava a vontade do homem em ser o primeiro a entrar na piscina. Quer  ser curado para a vida. Entrar na comunidade para agir sadiamente. Tão logo  Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda.' No mesmo instante,  o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. A cura foi validade pelo apreço do homem doente.

        Quantas pessoas doentes precisando ser curadas. São doenças do egoísmo, do comodismo, da falta de vontade de querer ajudar o irmão. São doenças da falta de fé, do preconceito, da recusa de Deus, da opressão e da violência. São doenças que não permitem as pessoas a agir com serenidade, com destrezas e com discernimento. Estes enfermos impedem que o cristão vá ao encontro das coisas boas de Deus. Prende-o num lugar e passa a viver de maneira isolada do mundo. Assim a disputa entre os enfileirados  é notório, pois quem dispor de maior força, vence o mais fraco na disputa.

        Quando a libertação acontece o cristão deve cuidar para não cair na tentação. O querer sair da situação de inferioridade acontece quando não volta mais a acreditar que é inferior. Abraça a nova missão oferecida de impor contra o mal. Contudo, quando Jesus encontrou o homem no Templo disse: 'eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior'. Deve-se então preservar a aliança feita. Cativar sempre e com cuidado as diretrizes do bem. Semear  palavras que possas curar os doentes. Ser amigo da verdade e fazer valer a confiança no Deus transformador.
       Abraços,
       Claudinei Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário