.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

RESPOSTA A UMAS CRÍTICAS RECEBIDAS - José Salviano



RÉPLICA ÀS CRITICAS QUE RECEBI, AO FAZER ESTE COMENTÁRIO:

"Na verdade,os magos não eram reis, eram sábios e buscavam estudar os astros, e até mesmo o vôo dos pássaros. Naquela época se acreditava que quando uma pessoa importante nascia, também nascia no céu uma nova estrela. A estrela nova vista por eles, que com certeza era o cometa de Halley com sua cauda que parecia indicar uma direção, para  eles, aquela estrela significava uma mensagem: O nascimento de Jesus. - J. Salviano"

Quando fiz este comentário por ocasião da  EPIFANIA DO SENHOR , eu não estava fazendo nenhuma crítica anacrônica, nem muito menos duvidando ou questionando o poder  infinito de Deus, de enviar uma estrela para anunciar o Nascimento de Jesus.
Quero deixar bem claro, que antes de começar a escrever minhas homilias,  além das orações e leituras normais, dedico-me uma semana em média, pesquisando para não escrever  bobagens,  incoerências e  ingenuidades fruto de uma fé cega,  como às vezes infelizmente se ouve em alguns sermões.  Nossa fé tem de ser baseada acima de tudo nas revelações de Deus, na vida, palavras e obras de Nosso Senhor Jesus Cristo que se resultam em fatos históricos, e em fatos científicos. Porque a Ciência jamais deve questionar a fé, mais sim comprová-la.
Por exemplo: Lendo o Livro, E a Bíblia tinha Razão, que infelizmente não é de procedência católica, mas merece crédito, encontramos a Ciência comprovando que os milagres do  Êxodo tinham fundamentos científicos, ou nas leis da natureza. O milagre reside no fato dessas leis  terem acontecido exatamente na hora  escolhida por  Moisés:
A água que virou sangue,
A aparição de muitos sapos,
A água que jorrou da rocha,
O manjar caído do Céu...
E, finalmente, o maior milagre: A abertura do Mar Vermelho. 
Com exceção das serpentes espetacularmente criadas por Moisés, as sete pragas do Egito assim como todos  os milagres ocorridos durante a  caminhada ou retirada do povo de Deus do Egito, que ficou conhecida pelo nome de êxodo,  tudo isso tem explicação na ciência, não para  afirmarmos que não foram milagres, mas pelo contrário, para demonstrar que o milagre residiu, no fato ou pelo fato desses acontecimentos, terem ocorrido bem na hora que se faziam necessário para facilitar a retirada do povo de Deus da escravidão do Egito, e ser levado à terra prometida.
Vamos explicar apenas um desses milagres aqui:
A ESPETACULAR ABERTURA DO MAR VERMELHO:

A ABERTURA DO MAR VERMELHO NÃO ACONTECEU EXATAMENTE COMO FOI MOSTRADO NO FILME  "OS DEZ MANDAMENTOS"   DE  CECIL B. De MILLE. CUJO TRUQUE DE FILMAGEM  ATÉ HOJE NÃO  FOI EXPLICADO.
 O POVO DE DEUS  NÃO ATRAVESSOU O MAR PISANDO EM TERRA SECA, COMO VIMOS NA TELA. 
NA VERDADE, AQUELAS PESSOAS ATRAVESSARAM COM ÁGUA PELA CINTURA, E ISSO POR QUE , NÃO HAVENDO O CANAL DE SUEZ NAQUELA ÉPOCA, O MAR VERMELHO, ERA UM BRAÇO DE MAR, E DURANTE AQUELA NOITE, PELO PODER , E PELA VONTADE DE DEUS, SOPROU UM  VENTO ALÍSIO RAZOAVELMENTE FORTE, QUE EMPURROU AS ÁGUAS  DAQUELE  BRAÇO  DE MAR EM DIREÇÃO AO MAR GRANDE, TORNANDO-O MENOS FUNDO, AO PONTO DE TODOS ATRAVESSAREM SEM SE AFOGAREM NAS ÁGUAS.  O MILAGRE RESIDIU, NO FATO DAQUELE VENTO  TER SOPRADO EXATAMENTE  NAQUELA NOITE, E  DE TER PARADO EXATAMENTE NA HORA EM O POVO DE DEUS TINHA ACABADO DE ATRAVESSAR, FAZENDO AS ÁGUAS VOLTAREM AO SEU NÍVEL NORMAL, O QUE CAUSOU  O AFOGAMENTO DOS SOLDADOS DO FARAÓ.
Fui criticado de fazer uma crítica anacrônica. Para começar, eu não fiz nenhuma crítica. Apenas explicava  ou comentava, um fato histórico.
Se olharmos no dicionário,  obteremos a informação de que ANACRONISMO,  É AQUILO QUE CONTÉM ELEMENTOS ESTRANHOS, NO CONTEXTO TEMPORAL.  IMAGINEMOS UM FILME  QUE MOSTRASSE UM SOLDADO ROMANO PILOTANDO UMA FERRARI,  OU  UM REI NO TEMPO DA FRANÇA RENASCENTISTA,  NA FRENTE DE UM COMPUTADOR, NAVEGANDO NA INTERNET.
Se eu tivesse dito que os reis magos eram pilotos de Fórmula 1, com certeza teria escrito um anacronismo. Porém, afirmei que  Na verdade,os magos não eram reis, eram sábios e buscavam estudar os astros, e até mesmo o vôo dos pássaros.  Com esse comentário baseado em pesquisas, eu não quis desmerecer a importância daquele fato histórico para o Plano de Deus. Pelo contrário, quis mostrar como expliquei no referido texto da Epifania, que sua importância ou significado, é exatamente  o de entendermos que Deus enviou o  seu Filho não somente para os judeus, como eles pensavam, mas para a salvação do mundo inteiro.
Por outro lado, em nenhum momento, eu pretendi questionar o Imenso poder de Deus quando fiz referência ao Cometa de Halley.  Pelo contrário. Ao que tudo indica,  foi realmente esse Cometa com sua cauda, que indicou o lugar do nascimento do Menino Jesus.  E isso aconteceu pela vontade e pelo poder de Deus. Eu não estava querendo dizer que não se tratava de nenhuma Estrela enviada por Deus, mas sim, estava mostrando quão grande é o poder de Deus ao ponto de usar as forças universais criadas por Ele, para registrar a sua vinda ao mundo na pessoa do Jesus Cristo.
Não fui anacrônico, nem  questionei o poder de Deus, e jamais faria uma coisa dessas.
Denunciar é uma das metas do cristão. Porém, nunca denuncie sem antes saber o que está falando, ou mesmo por ciúmes, ou por pura inveja. A humildade de aceitar críticas é divina. Mas temos o direito de resposta.
Prof. José Salviano - (Filosofia Pura, Estudos Sociais, Geografia, Bacharelato em Geologia, e Teologia.)  
ESTUDAR, OUVIR, PRATICAR E ANUNCIAR é a nossa meta de cristãos atuantes, seres inúteis, porém escolhidos por Deus para fazer o que tem de ser feito pelo Reino.
Grande abraço a todos.  Continuem criticando. Pois somente através das críticas, é que endireitamos os nossos caminhos.
Sal. 

Um comentário:

  1. Da forma como você escreveu, podemos ver como nosso Deus é Poderoso. Seria muito fácil para Deus somente ter feito o milagre, mas em sua infinita inteligência fez as coisas se encaixarem perfeitamente, mostrando sua grande. Isso faz a gente se apaixonar cada vez mais por esse Deus que nos ama muito.

    ResponderExcluir