.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Perdoai e sereis perdoados - Missionários Claretianos




Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
2ª Semana da Quaresma
Santos do Dia:Adeltrudes de Maubeuge (abadessa), Ananias e Companheiros (mártires da Fenícia), Avertano de Limoges (religioso carmelita), Cesário Nazianzeno (irmão de São Gregório Nazianzeno), Donato, Justo, Herena e Companheiros (mártires da África), Etelberto de Kent (rei), Gerlando de Girgenti (bispo), Tarásio de Constantinopla (bispo), Vitorino e Companheiros (mártires de Dióspole, em Tebaida, no Egito), Walburga de Eichstadt (abadessa, foi filha do rei São Ricardo e sobrinha de São Bonifácio, apóstolo da Alemanha; teve dois irmãos santos: São Wilibaldo e São Winibaldo).
Primeira leitura: Daniel 9, 4b-10
Pecamos, temos praticado a injustiça e a impiedade. 
Salmo responsorial: 78, 8.9.11.13
O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas. 
Evangelho: Lucas 6, 36-38
Perdoai e sereis perdoados.
Estamos dentro de uma unidade literária que no Evangelho de Lucas se denomina “seção do Plano”. E os versículos que nos propõe a liturgia de hoje pertencem à segunda parte dessa seção. Esta segunda parte é voltada, não somente aos discípulos, mas a todos os ouvintes, a todo povo. O tema de fundo nesta parte é o amor generoso e universal.
Ser compassivo é uma das exigências que Jesus propõe como pressuposto de uma nova humanidade. Só amando os seres humanos e vivendo de maneira compassiva e misericordiosa é que se aprende a amar a Deus. Jesus coloca as bases de uma nova sociedade, mais inclusiva, mais solidária, mais humana, mais conforme o coração de Deus. O amor para com os irmãos, como consequência e fruto do amor para com Deus, produz a mais estupenda e incomparável reciprocidade nos que amam.
Daí se consegue a concórdia, a mutua ajuda, a paz harmônica e serena em um crescente contínuo de generosidade, dom que faz quem segue Jesus ser exaltado com uma alegria nunca conhecida ou experimentada. Vamos configurando assim nossa vida com a mesma vida do Pai, compassivo e misericordioso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário