.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

IGNORAR O POBRE, É IGNORAR O PRÓPRIO JESUS! - Olívia Coutinho




28 de Fevereiro de 2013

Evangelho – Lc 16,19-31
Quaresma, tempo de oração, de jejum e penitencia!  Hoje, a igreja pensa o jejum, olhando para milhões de pessoas que fazem um jejum forçado pelas condições de uma pobreza e de uma vergonhosa miséria a que são submetidos, conseqüência da ganância  de uns poucos. O espírito da quaresma deve  nos levar a rezar e a dinamizar a justiça e a defesa dos direitos de todos.
O Evangelho de hoje,  narra a parábola do rico e do Lázaro, é  Jesus, nos alertando através de uma história, sobre o cuidado que devemos ter com os pobres!
Podemos perceber nesta parábola, que Jesus só cita o nome do pobre: "Lázaro," o que vem nos reafirmar que os pobres são os seus prediletos!
 O rico desta parábola, não maltratava Lázaro, (o pobre) ele simplesmente o ignorava, com isso, perdeu a oportunidade de colocar em pratica a palavra de Deus, a sua condenação, não foi pelo fato dele ser rico e sim, pelo bem que  deixou de fazer.
O conceito de pobre e rico para Jesus, é diferente do nosso conceito, para nós,  pobre é todo aquele que não possui bens e rico, é todo aquele que possui muitos bens. Enquanto que para Jesus, podre, é todo aquele que se esvazia de si mesmo, para se tornar dependente da graça de  Deus, independente dele ter, ou não ter bens materiais. Já o rico para Jesus, é todo aquele que acumula bens, que se fecha em si mesmo, que não sente necessitado de Deus! Por tanto, aos olhos de Jesus, existem pobres de bens materiais que são ricos em ganância e soberba, e ricos, que não são escravos de seus bens, porque  têm o espírito cristão.
Podemos comparar o rico desta história, com a elite da sociedade de hoje, nossos governantes, os responsáveis pela distribuição de renda e também com os que se dizem cristãos, que  mesmo não sendo da alta sociedade, não tem compromisso com o evangelho, ignoram o que é de mais precioso para Deus: os pequeninos, os pobres!
O Lázaro, representa o povo ignorado, sofrido e oprimido. Existem muitos Lázaros espalhados pelo mundo afora, passando fome, sedentos de amor, morrendo nas portas dos hospitais sem atendimento médico, diante dos olhares insensíveis daqueles que poderiam encontrar a solução  para seus problemas.  
Outra coisa que deve  chamar a nossa atenção, é que Lázaro, mesmo sendo pobre, doente, não reclamava da vida, pois tinha confiança na promessa de Deus!
Jesus diz claramente que é impossível transpor o abismo que separa o inferno do paraíso. A ponte que nos liga ao céu, deve ser construída aqui na terra, através de nossos  gestos concretos, depois que partirmos deste mundo, será tarde demais!
Como seguidores de Jesus, não precisamos esperar que o pobre venha até a nós, para que possamos ajudá-lo, a exemplo de Jesus,  devemos ir até ele, certificar de suas necessidades, conhecer a sua história, demonstrar interesse por ele. A fome do pobre, nem  sempre é de pão, muitas  vezes, a sua fome, é fome  de amor!
 É bom tomarmos consciência de que no nosso julgamento final, seremos cobrados pelo bem que deixamos de fazer!
No pobre está estampado o semblante de Jesus!
Ignorá-lo, é ignorar o próprio Jesus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário