.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DEIXEMO-NOS SER CUIDADOS PELO AGRICULTOR MAIOR! – Olívia Coutinho



III DOMINGO DA QUARESMA

Dia 03 de Março de 2013

Evangelho de Lc 13,1-9

Estamos no terceiro domingo da Quaresma!  Neste tempo litúrgico, somos convidados a olhar para Jesus e a permanecer à seus pés, na escuta atenta de suas palavras, como fez Maria de Betânia, irmã de Lázaro!
Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo de conversão e no tempo da Quaresma, estes apelos se intensificam ainda mais, é o amor de Jesus, querendo falar mais forte ao nosso coração, assegurando-nos que o Pai não desiste de nós!
Jesus não quer que nenhum de nós se perca, por isto, a todo instante, Ele nos chama a conversão, trata-se de uma conversão sincera, que nos leve ao arrependimento e ao perdão, uma conversão diária, afinal, são muitos inimigos do projeto de Deus, tentando nos tirar do caminho.
A conversão, ou seja, uma mudança de vida, exige de nós, um exercício constante, pois recomeçar uma vida nova, requer um contante voltar atrás, um reencontro com os valores que desprezamos, uma reparação dos erros que cometemos, do mal que causamos a tantas pessoas, que ficaram machucadas, feridas pelas nossas atitudes não cristãs.
Estamos nos preparando para vivermos de maneira intensa o momento mais importante do ano litúrgico: !A PÁSCOA DO SENHOR JESUS! É imprescindível  que tenhamos uma boa preparação, para  chegarmos a este grande momento  com o Espírito renovado! Portanto, não percamos  tempo, o momento nos convida a viver melhor, a sermos  mais santos, mais atentos aos clamores dos irmãos e mais abertos a graça de Deus!
O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, chega até a nós, como um convite a uma transformação radical de vida, a uma mudança de mentalidade, que deve nos levar a colocar os valores do evangelho como ponto central do nosso existir.
O texto é composto por duas partes, na primeira parte, vemos Jesus recebendo a notícia da morte trágica de alguns galileus, mortos a mando de Pilatos. As pessoas que lhe deram esta notícia, esperavam que Jesus  tivesse algo a dizer sobre tal atrocidade, mas Jesus, não se ocupa com aqueles que haviam partido deste mundo e sim com aqueles que estavam ali presentes, afinal, esses,  tinha a oportunidade de terem uma sorte melhor do que a má sorte dos galileus mortos, ou seja: a chance de conversão, de não terem a vida eterna ceifada pelo pecado, bastava-lhes uma conversão de vida.  
Para facilitar ainda mais a compreensão do que Ele  queria  transmitir, Jesus acrescenta outro fato que aconteceu com dezoito homens que  foram mortos em Jerusalém, na queda da torre de Siloé. Tanto no primeiro  fato, como no segundo,  Jesus  adverte a  todos, sobre a necessidade da  conversão. É também seu desejo, tirar de nós, a ideia  de que as  tragédias, sejam castigo de  Deus. Jesus quer  abolir essa idéia erronia, herdada  do antigo testamento, mostrando ao povo de ontem e de hoje,  que  Deus só sabe  amar, que Ele ama  bons e maus, com a mesma intensidade! Deus não escolhe quem deve sofrer ou não, as tragédias, são de responsabilidades humanas e não castigo de Deus.
Na segunda parte do evangelho, Jesus conta a parábola da figueira, que nos fala da paciência de Deus para com cada um de nós, como podemos perceber,  é mais um apelo de   conversão!
 Todos nós precisamos de conversão. À figueira, foi dada uma nova chance e a nós, inúmeras chances,  portanto, não temos tempo a perder, a nossa chance  é agora, agarremo-la, pode ser, que não haja mais tempo para uma outra chance!
Deixemo-nos ser cuidados   pelo agricultor maior, sem medo do sofrimento  das podas, afinal, Deus nos plantou aqui na terra, para produzir frutos  e não  para ficarmos inúteis.
O caminho de Jesus é o caminho do amor, para Ele não há justificativa para o mal se fomos criados por amor e para o amor.

FIQUE NA PAZ DE JESUS - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário