.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

“TU ÉS O MEU FILHO AMADO! EM TI PONHO O MEU BEM-QUERER.” – Olívia Coutinho



 
O BATISMO DO SENHOR!
 
Dia 13 de Janeiro de 2013
 
Evangelho de Lc 3,15-16. 21-22
 
Neste domingo, depois de celebrarmos a Epifania do Senhor, somos agraciados com a solenidade do Batismo de Jesus, festa que marca a passagem  do tempo Natalino para o Tempo Comum, sinalizando o início do ministério de Jesus, quando Ele deixa a sua vida oculta para entrar na vida pública.
O ponto forte desta celebração é a declaração de amor e confiança que o Pai transmite ao Filho no momento decisivo de sua vida!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, começa  falando da expectativa do povo quanto a vinda do Messias. O povo sofrido não suportava mais o peso da dominação,  por isto aguardavam com ansiedade a chegada do Messias, depositando Nele  sua única esperança.
Muitos, num anseio por dias melhores, chegavam a perguntar a si mesmo  se João não seria o  Messias. Porém João,  jamais  aproveitou-se disso,  era taxativo ao dizer que ele não era o Messias, pois  não era sua pretensão  atrair pessoas   para si e sim para o Messias que haveria de chegar.
Ao dar testemunho  de Jesus, João fazia questão de enfatizar sua pequinês diante a grandeza do Messias : “eu não sou digno de desamarrar as suas sandálias.”
Vendo Jesus se aproximar para receber o batismo, João se surpreende e  a  princípio recusa batizá-Lo dizendo: “Sou eu é que devo ser batizado por ti ...” Mt 3, 14 . Mas os argumentos de Jesus  convencem João e o Batismo de Jesus, mesmo não sendo necessário,  acontece!
Podemos dizer, que para Jesus, receber o  Batismo de João, significava  assumir publicamente  a sua missão de Servidor do Reino.  E ao misturar-se   com o povo, para também receber o  batismo  de conversão, Jesus  quis se igualar aos pecadores, assumindo  plenamente a condição humana, ao ponto de solidarizar-se com a humanidade pecadora sem ter pecado. Com este gesto de total humildade, Jesus  deixa claro que Ele  não faria uso de suas prerrogativas divinas em toda sua trajetória terrena.
No batismo de Jesus, acontece a manifestação da Trindade Divina: O Pai faz uma declaração ao Filho que está sendo batizado e o Espírito se manifesta de forma  visível sobre Ele, como pomba, o que retrata claramente a harmonia  entre as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo.
Ao sair das águas claras do rio Jordão, Jesus, ungido pelo Espírito Santo, dá início ao Seu ministério redentor, apagando o  nosso passado, transformando o  nosso presente e garantindo o nosso futuro!
Passando pelas águas do batismo, Jesus  abre  para a humanidade um caminho novo, com Ele as portas do céu se abrem para todos!
Assim como Jesus, que no momento do seu batismo, recebeu do Pai uma declaração de  amor e confiança que o encorajou  para dar início ao  projeto de Deus em favor da humanidade,  também nós, abastecido pelo força do Espírito Santo que recebemos no nosso batismo e alicerçados no exemplo  de Jesus, adquirimos coragem para realizar grandes coisas em pequenos gestos, dando assim,  continuidade a construção do Reino  iniciada por Jesus!
O batismo de Jesus amplia-se na vida de cada um de nós, é um chamado a vivencia da fé, a assumir o compromisso de servidores e consequentemente, herdeiros do Reino!
Como anunciadores do evangelho, sigamos o exemplo do profeta João Batista: deixemos  que Jesus apareça e não a nossa pessoa, afinal, o poder está Nele e não em nós, somos apenas servidores do Reino, anunciadores da verdade que liberta.
Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, somos inseridos na família Divina!  E assim, transfigurados, haveremos de  ver repetir no coração da Igreja  a mesma manifestação de Deus, como  no Batismo de Jesus.
Somos filhos de Deus, configurados em Jesus, tornamos templos vivos do Espírito Santo.  
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia  

2 comentários:

  1. Saudações querida Olívia! Obrigada por dividir conosco sua fé e sábias relexões da Sagrada Escritura. Parabéns por cada texto aqui partilhado, que tanto tem me iluminado e alimentado na missão em minha vida e comunidade. Deus Abençoe a todos vocês por esse Abençoado blog! A todos meu agradecimento e orações!.

    ResponderExcluir
  2. Bom domingo!
    Que a conversão aconteça a cada dia de nossa vida. Amei as palavras. Deixemos o Espírito de Jesus Cristo agir em nossa vida.

    ResponderExcluir