.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Teus pecados estão perdoados - Missionários Claretianos




Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
1ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Arquelaide, Tecla e Susana (virgens, mártires), Atenógenes do Ponto (mártir), Deícola de Lure (abade), Faustina e Liberata (virgens), Leobardo de Tours (eremita), Liberata de Como (virgem), Moseus e Amônio (mártires), Paulo e 36 soldados cristãos (mártires), Prisca de Roma (virgem, mártir), Volusiano de Tours (bispo, mártir), Beatriz d'Este (virgem de Ferrara, bem-aventurada), Cristina Ciccarelli (virgem, eremita agostiniana, bem-aventurada).
Primeira leitura: Hebreus 4,1-5.11
Não entrarão no lugar do descanso.
Salmo responsorial: 77,1-8
Escuta, ó meu povo, minha dourtina.
Evangelho: Marcos 2,1-12
Teus pecados estão perdoados
Marcos continua apresentando o ministério libertador de Jesus. Os milagres não são uma mágica, mas tem um sentido libertador. Marcos integra nessa passagem a cura do paralítico e o confronto com os dirigentes religiosos do povo. O paralitico e seus amigos manifestam uma absoluta confiança em Jesus e em seu gesto solidário, pois não pode haver autêntica fé se esta não se faz visível na prática solidaria. Jesus cura e perdoa. Cura da paralisia que impede de caminhar, de ser autônomo e livre.
Perdoa, porque é necessário libertar também a interioridade e a consciência de toda amarra e de toda escravidão. Essa atitude de Jesus desencadeia a rejeição das autoridades religiosas: escribas, fariseus, herodianos. A prática de Jesus não tem cabida ou espaço na mentalidade estreita dos poderosos. Estes julgam e condenam Jesus porque se veem questionados e desfeitos os seus esquemas mentais.
Atualmente sofremos de muitas paralisias, provocadas pelas ideologias dominantes, que impedem que o povo pobre e simples pense, atue e transforme sua realidade e alcance autonomia e liberdade. Nossa tarefa como cristãos é contribuir na conscientização e na educação crítica de nossos irmãos para que possam “caminhar livremente pela historia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário