.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

“Somos sementes boas?” - Claudinei M. Oliveira.



Quarta - feira, 30  Janeiro  de 2013.
Evangelho:  Mc 4,1-20
           
            A parábola da semente mexe com nossa fé. Gostaríamos que fôssemos à semente boa, que crescesse e produzisse muitos frutos. Quem não tem o encanto de desvelar boa semente? Porém, ao olharmos em nosso terreno do coração, mergulharmos nas ondas do sangue, percorrermos o interior do corpo, muitas coisas descobriremos. Afinal, somos sementes boas, àquelas que produzirão cem por um, ou somos sementes fracas, sem forças para germinar?
            Jesus ensinava em parábolas para facilitar o entendimento, por isso a multidão O seguia, encantava com sua doçura, sua meiguice e seu desprendimento. Jesus tocava os corações do povo ao falar lindamente. Na verdade Ele era o semeador de sementes boas, que germinavam em bons terrenos e tinham produções relevantes. Sabia como ninguém escolher o terreno para edificar suas palavras e fazê-las penetrar na janela da alma daqueles que o seguiam.
            As sementes representam aquilo que sai da boca do homem. As palavras têm poder para mudar a trajetória da vida de qualquer servo, por isso  as palavras  - sementes -  devem ser entoadas com serenidade e perfeição. Assim, o ouvinte pode aceitar o discernimento do semeador e seguir os passos rumo à salvação eterna. Jesus pregava para o povo com objetivo de fazê-lo crescer, mudar o caminho a seguir, um caminho da paz, da fraternidade e da justiça. Pois, o caminho do homem era tortuoso e cheio de obstáculos, precisa-se do homem compreender e comprometer-se com o projeto de vida defendido pelo Moço de Nazaré. Mas para compreender e viver o Evangelho o homem deveria querer, imbuir e perseverar o novo caminho. Jesus é o caminho certo a que veio mostrar para os víveres da terra os vieses de um tempo de transformação.
            Os discípulos de Jesus, seus alunos e seguidores, às vezes, não compreendiam a mensagem do Mestre. Jesus explicava com tanta facilidade e destreza que seus discípulos tinham dúvidas das afirmações, mas Ele não importava em re-explicar, assim disse Jesus ao explicar a parábola da semente: “O semeador semeia a palavra. Os da beira do caminho são os que a ouvem, mas logo vem Satanás e arranca a palavra semeada neles. Os do terreno cheio de pedras são os que, ao ouvirem a palavra, a recebem com alegria, mas chegando tribulação ou perseguição, desistem logo. Outros ainda, semeados entre os espinhos: são os que ouvem a palavra, mas quando surgem as preocupações do mundo, a palavra é sufocada e fica sem fruto. E os que foram semeados em terra boa são os que ouvem a palavra e a acolhem, e produzem frutos: trinta, sessenta e cem por um". Agora não tinha como não entender a explicação da parábola.
            Muitas vezes não compreendemos os sinais dos tempos. Deixamos ser levados pelas ideias do preconceito, do racismo, da violência, da preguiça e do mau gosto pela vida. Não buscamos a força espiritual no Cristo Ressuscitado, mas entregamos a nossa alma para o modismo dos tempos modernos. Acreditamos que em breve poderíamos mudar de ideias e de rumo, mas ao abrir os olhos e acordar para a vida muitas coisas já se passaram. Perdemos muito tempo sustentando princípios capitalistas e deixamos de cultivar as boas sementes. Ou seja, não preparamos para sermos semeadores de boas sementes. O que semeamos  não passa de sementes desprovidas de bens, sementes podres, sem massa, sem consistência. Ficamos o tempo todo tentando cultivar sementes em terrenos pedregosos, áridos, sem um solo úmido, adubado e fértil. Portanto, perdemos o tempo, distanciamos de Deus e não produzimos nada de bom para nós mesmos e nem para os nossos irmãos.
            Porém nada está perdido. Temos um Deus que compreende nossos desejos e nossos corações. Basta-nos voltarmos para Ele, pedir perdão pelas faltas cometidas e deixarmos ser levados pelo Espírito Santo, agente transformador de nosso ser, que interliga com nosso Deus.
            Enfim, precisamos ser sementes boas. Precisamos doar um pouco mais de nós mesmos, irmos ao encontro de pessoas que ainda não sensibilizaram com o projeto de vida de Jesus. Devemos plantar sementes que germinem em terreno bom para conhecerem o grande Criador dos céus e da terra. Caro leitor, suas palavras de incentivo para a vida podem surpreender muitas pessoas que vivem ao seu lado; surpreende-as, você consegue. Amém.
            Claudinei M. Oliveira

Um comentário:

  1. Acredito que quando escrevi esta linda reflexão estava cheio do Espírito Santo. Releio sempre, fico embebido pelas palavras. Sou muito grato a Deus, pela minha vida e pelas palavras - sementes - que Ele coloca em meu coração. obrigado meu Deus.

    ResponderExcluir