.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Senhor ama seu povo, de verdade - Missionários Claretianos



Sábado, 12 de janeiro de 2013
Sábado depois da Epifania
Santos do Dia: Antônio Maria Pucci (presbítero), Arcádio da Mauritânia (mártir), Bento Biscop (abade), Cesária de Arles (abadessa), João de Ravena (bispo), Martinho de León (agostiniano), Probo de Verona (bispo), Satiro da Acaia (mártir), Tatiana de Roma (mártir), Tígrio e Eutrópio (mártires de Constantinopla), Vitoriano de Asan (abade), Zótico, Rogato, Modesto, Catulo e Companheiros (mártires da África), Bernardo de Corleone (capuchinho, bem-aventurado), João Gaspar Cratz, Manuel d'Abreu, Bartolomeu Alvarez e Vicente da Cunha (jesuítas, mártires do Vietnam, bem-aventurados), Margarida Bourgeoys (virgem, fundadora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, bem-aventurada), Pedro Francisco Jamet (presbítero, bem-aventurado).
Primeira leitura: 1Jo 5,14-21.
Se lhe pedirmos alguma coisa, ele nos ouve.
Salmo responsorial:149,1-2.3-4.5 e 6a e 9b (R. 4a).
O Senhor ama seu povo, de verdade.
Evangelho:João 3,22-30
O amigo do esposo enche-se de alegria ao ouvir a voz do esposo.
As multidões se dirigem em maior número a Jesus. João Batista poderia ter uma crise de ciúme. João, no entanto, compreende que não se pode chegar a Jesus senão por decisão de Deus Pai. Jesus recebeu um dom superior ao de João; portanto, é normal que as pessoas sigam a Jesus. João introduz na conversa a imagem do amigo do esposo para que seus discípulos compreendam o que o separa de Jesus.
Ao aplicar a si mesmo o titulo de amigo do esposo, João Batista quer comparar seu ministério com a ação que exerce um o noivo sobre a noiva. Jesus purificou a noiva, que é Israel, com a conversão. João apresentou a comunidade ao noivo ao indicar Jesus como o cordeiro de Deus. Longe de entristecer-se pelo êxito de Jesus, João se alegra.
O amigo do noivo tinha como missão durante as bodas, fomentar a alegria e a manter a festa animada. João é fiel a essa função. A missão da Igreja e de todos os seguidores de Jesus é viver a alegria pela presença do reino que cresce na medida em que diminui o egoísmo e a injustiça no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário