.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 13 de janeiro de 2013

O semeador saiu a semear- Missionários Claretianos




Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
3ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Agripino de Alexandria (bispo), Aldegunda de Maubeuge (virgem, abadessa), Alexandre de Jerusalém (mártir), Armentário de Antibes (bispo), Armentário de Pavia (bispo), Barso de Edessa (bispo), Bartimeu (bispo de Edessa, um dos 72 discípulos de Cristo), Feliciano, Filipiano e 124 companheiros (mártires da África), Félix (papa), Hipólito de Antioquia (presbítero, mártir), Jacinta Mariscotti (virgem), Martina de Roma (virgem, mártir), Muciano Maria Wiaux (religioso), Sabina de Milão (mãe de família).
Primeira leitura: Hebreus 10,11-18
Cristo tomou lugar à direita de Deus.
Salmo responsorial: 109
O Senhor está a tua direita.
Evangelho: Marcos 4,1-20
O semeador saiu a semear
Os que procedem de ambientes rurais estão acostumados ao cultivo da terra. Quando um camponês semeia a semente na terra sabe que dela depende sua vida, portanto, a expectativa frente à colheita é grande. Da boa produção depende a vida de vários meses do ano. Os interlocutores de Jesus, em sua maioria, são camponeses.
Por isso a parábola era perfeitamente compreensível para seus ouvintes. Na Palestina do século primeiro, havia uma maneira muito particular de semear. Preparava-se o terreno, semeava-se a semente e depois se lavrava a terá para enterrar a semente. Jesus aproveita essa experiência dos camponeses para explicar a eficácia da Palavra. A semente é de boa qualidade, porém o terreno é o que permite que a semente germine ou não. O terreno pode ser seco, pedregoso, arenoso, infestado de espinhos ou fértil. 
O coração do ser humano pode representar estes estados de aridez, seca, superficialidade, emotividade ou profundidade e solidez. A qualidade da colheita da Palavra depende da classe de terreno que tenhamos. A proposta é que revisemos o terreno de cada um de nós para receber a semente do Reino. Os frutos são de fraternidade, solidariedade e justiça na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário