.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

-O FILHO PRÓDIGO - José Salviano


IV  DOMINGO DA QUARESMA
DOMINGO DIA 10 DE MARÇO

O FILHO PRÓDIGO

Introdução

Que bela história inventada por Jesus!  Um filho sem juízo e pervertido, um pai amoroso e misericordioso, e o ciúme do irmão mais velho diante da benevolência e o perdão do pai... Jesus enquanto Deus, conhecia e conhece nos mínimos detalhes a natureza humana, e tudo o que pode acontecer devido ao nosso egoísmo e demais fraquezas, construiu esta parábola que retrata com clareza a nossa miséria, a nossa realidade de cair e levantar, de pecar, e de poder contar com o amor infinito de Deus que nos atrai de volta aos seus braços. De ter de administrar o ciúme do irmão diante da demonstração de carinho do pai.
            Prezados irmãos. Quantos de nós um dia na nossa vida, ou nos dias atuais em que vivemos, não foi ou não está sendo um filho pródigo, que saiu da companhia do Pai e está vivendo momentos de  desespero, momentos de peso na consciência, por ter escolhido os caminhos do pecado!
            O evangelho de hoje nos mostra um Deus de amor, um Deus que perdoa não importando o que tenhamos aprontado.
            Parece muito justa a reação do filho mais velho! Ponha-se no lugar dele, e sinta a revolta por causa da reação de alegria do Pai, em sua atitude de festejar a volta do seu irmão sem juízo. Ora. Nesta parábola, o pai é Deus,  o filho aventureiro e folgado somos nós, e o irmão mais velho ciumento são todos aqueles com quem convivemos.

            Quando fugimos da presença de Deus e mergulhamos pelos caminhos do pecado, e tendência é pecar e pecar mais, acumulando um pecado sobre o outro, e satanás do nosso lado nos instiga a curtir a vida, a viver aquela falsa liberdade com tudo o que temos direito, até que chega a um momento onde  descobrimos que todos aqueles prazeres da comida, da bebida, da falsa diversão, NADA DAQUILO NOS  SATISFAZ. Pois somos invadidos por uma sensação de VAZIO, de SENTIMENTO DE CULPA, de TRISTEZA, de ARREPENDIMENTO etc. 
            E eis que neste momento em que estamos no fundo do posso, em que nos sentimos como aquele jovem que teve vontade de comer a lavagem dos porcos, momento em que a nossa alma tem sede e fome de Deus, e O deseja semelhante a terra árida deseja a água, é exatamente neste momento de profunda depressão que sentimos a mão forte de Deus, nos segurando e nos levantando, nos conduzindo à CONVERSÃO, AO ARREPENDIMENTO, À CONFISSÃO, A VOLATA PARA A CASA DO PAI.

Meus irmãos. Cada um de nós procura se identificar com os personagens desta parábola. Uns se sentem o filho malandro que queria curtir a vida sem se preocupar com as consequêucias, outros podem se sentir no lugar do pai que perdoa por ter sentido muita saudade do filho perdido, e, finalmente, há quem se  sinta como o irmão injustiçado pela reação do pai de fazer uma festa para o vagabundo do filho que voltou para casa depois de gastar toda a sua parte na herança, em vez de lhe dar uma boa surra!...
Tem gente que fica revoltado com Deus por Ele não castigar os malvados, enquanto nós que damos uma dura honestamente, continuamos passando necessidades... 
Nós somos mais a favor da justiça do que pela misericórdia. Esta, a misericórdia, nós a queremos somente para nós. Para o perdão dos nossos pecados e erros. A justiça,  o castigo, queremos para os demais. Pensamos assim: Todos os que erram devem ser condenados. E nós, quando pecamos, devemos contar com a misericórdia e o perdão. Pois prometemos não errar mais.
Caríssimo irmão, prezada irmã. Você que se desgarrou do rebanho e hoje se sente como o filho(a) pródigo(a) mergulhado(a) na lama do pecado, a exemplo do filho pródigo, reconheça-se pecador(a) diante de Deus, e não tenha medo, Não veja Deus como um  juíz pronto a lhe dar uma sentença! Veja e sinta Deus, como Jesus o retratou nesta parábola! Um Deus Pai que nos ama com um amor de mãe, Um Pai que espera todo dia a nossa volta para casa. Um Pai que nos deixou tudo o que precisamos para nos redimir, para nos arrepender, e para nos converter aos seus caminhos. E tudo isso encontramos em sua Igreja, una, pecadora (composta de seres humanos sujeitos a falhas)  porém santa, por causa da assistência do Espírito Santo.
O Evangelho de hoje nos convida a sentir a vontade de voltarmos par Deus. A sentir a vontade de reconhecer os nossos próprios pecados, e buscar o perdão de Deus através de uma confissão.  E depois teremos a oportunidade de nos alegrar e festejar pela misericórdia do Pai que nos perdoa, e nos acolhe de volta.
A alegria na festa pela recuperação do filho morto que voltou a viver, a alegria de ter de volta o que se perdeu. Também nós vamos nos alegrar pela devolução da paz que havíamos perdido, pela absolvição concedida por Deus.
Irmãos. As leituras de hoje nos faz um convite a comemoração da graça perdida através do pecado, e recuperada através do perdão de Deus por meio do sacerdote. Porém, nessa alegria não podemos nos esquecer do propósito de uma mudança radical da nossa vida, como o fez aquele filho errante:
“ Tendo-me levantado, irei a meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti. E de modo algum sou digno de ser chamado teu filho, aceita-me como um de teus empregados.”
Devemos mudar a nossa visão de Deus, e consequente devemos mudar também a nossa relação com o Pai. A parábola do Filho Pródigo nos lembra que Deus não é como um César dos tempos de Roma, e que nossa convivência dom Ele e com i irmão deve ser repensada, melhorada, e aprimorada diariamente.

Oremos. Deus Pai de bondade e misericórdia infinita, dê-me a vossa mão, levanta-me desta situação em que estou vivendo! Perdoa-me, pois eu prometo a perdoar a todos os meus irmãos. Eu quero entregar todo o meu ser a vós. Governe a minha vida, dirija os meus passos, pensamentos e decisões. Afasta de mim tudo aquilo que tem me afastado de vós. Não me deixeis cair em tentações, e livra-me de todo o mal. Amém. 

Salviano.      

4 comentários:

  1. Oi, Parabéns pelas reflexões.Continue, vc nos ajuda muito para a preparação das missas em nossa comunidade.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre, me chamo Reginaldo, estou em missão de Paz pela ONU em Beirute, no Líbano. As suas homilias estão me ajudando muito. São palavras que enriquece o meu conhecimento, sobretudo neste momento em que estou precisando muito mais ainda. Obrigado por essa maravilhosa iniciativa e dedicação. Que Deus o abençoe e te dê sabedoria para continuar nos levando essa mensagem de salvação. Meu email: (reginaldopaixaodasilva@yahoo.com.br). Paz e bem! - Reginaldo.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a mensagem, esclarecedora.
    Obrigada por partilhar essa boa nova comigo e com os demais internautas. Deus te abençoe e Maria esteja sempre com você.
    Raquel Pontes

    ResponderExcluir
  4. Estou muito grato pela homilia que Deus te abençõe na tua camilhada de Evangelisação.
    Domingos Mateus Jesus.

    ResponderExcluir