.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 12 de janeiro de 2013

- Lançar as redes em águas mais profundas - José Salviano


V DOMINGO DO TEMPO COMUM

DOMINGO dia 10 de fevereiro

Vamos lançar as redes em águas mais profundas?

            Prezados irmãos. A liturgia deste domingo nos convida a refletir sobra a ressurreição de Cristo e a perder o medo de evangelizar em lugares distantes.
            Ao contrário do que muitos incrédulos pensaram, que a ressurreição de Jesus Cristo foi uma invenção dos primeiros cristãos, Paulo nos afirma que O ressuscitado apareceu a muitos, e  apareceu inclusive a mais de quinhentas pessoas de uma só vez e isso aconteceu na estrada de Damasco, sendo que a maioria daqueles viventes, estavam preparados para testemunhar aquele fato histórico. Portanto, meus irmãos, se ainda lhes resta alguma sombra de dúvida sobre a divindade de Jesus Cristo, hoje isto acabou. Pois O Filho de Deus morreu porém ressuscitou, e provou isso aparecendo não só aos seus amigos e parentes, mais a muitas pessoas as quais nem eram do seu convívio enquanto vivo.   
            Caríssimos. A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo foi a maior prova de sua divindade. Foi a maior prova de que Deus se encarnou no corpo da virgem Maria e habitou entre nós. Jesus provou que era o próprio Deus através de muitos milagres, dos quais apenas os mais impactantes, os mais espetaculares, como a pesca milagrosa, a multiplicação dos pães, quando Ele acalmou a tempestade,  quando andou sobre as águas, quando ressuscitou muitos mortos incluindo Lázaro, etc, apenas estes entre muitos outros sinais, foram registrados nos quatro Evangelhos.
            E a nossa catequese, principalmente nos lugares distantes, onde existem pessoas que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Filho de Deus, pessoas que apenas sabem por alto que Jesus era um cara especial, lá para essas pessoas, a nossa fala deve começar mostrando e comentando com a luz do Espírito Santo, os principais milagres de Cristo, registrados não somente nos  Evangelhos, mais também nos bons livros de História, e que podem ser confirmados em pesquisas realizadas na própria Terra Santa.
            A ressurreição de Jesus, assim como a sua demonstração de poder, (através dos milagres) é  o motivo maior da nossa fé, e o argumento primeiro da nossa catequese.
Catequistas, atenção: Não funciona anunciar primeiro os ensinamentos ou conselhos de Cristo, sem antes comprovar quem Ele realmente era ou é. Sem antes mostrar e comentar que a Ele foi dado todo o poder no Céu e na Terra.  Primeiro, vamos fortalecer as bases da fé, para  em seguida, estimular a conversão.
            O segundo ponto de reflexão deste domingo é pesca milagrosa. Avançar para as águas mais profundas e lançar as redes, hoje significa avançar para lugares distantes do nosso perímetro paroquial e anunciar a palavra de Deus, sem medo de qualquer adversidade, confiando que Jesus está do nosso lado para nos orientar, nos proteger, e acima de tudo para nos encorajar.
            Deus hoje nos chama para a missão de lançar as redes em águas mais profundas, pois é lá que estão os peixes sedentos da sua palavra, e necessitando da salvação. 
            Caríssimos. Ser cristão autêntico é dar a Deus, resposta prática de fé. Não sejamos cristãos mornos, acomodados, cristãos meia boca ou pela metade. "Ou tu és por mim ou és contra mim".  A Deus não  é agradável um devoto só de fachada, um cristão apenas social, mais um católico assumido de verdade, um cristão que ouve, acredita, pratica e anuncia a palavra anunciada por Jesus Cristo. Isso não quer dizer que tenhamos de ser impecáveis. Pois isso não existe.Somos pescadores de gente, mais infelizmente  também somos pecadores. Somos humanos e constantemente tropeçamos e caímos na caminhada porém não devemos desanimar, pois teremos de lutar para ser cada dia melhor, cada dia tentando corrigir os nossos defeitos, evitando o pecado e nos aproximando de Deus, que está sempre com sua mão  estendida para nos levantar, para nos perdoar, para nos acolher, para nos enviar às águas mais profundas e levar o Ressuscitado aos irmãos distantes. Pois não podemos guardar só para nós, o Cristo eucarístico e ressuscitado que recebemos na missa, nem permanecer em nossa vidinha de paroquianos, nos limitando a evangelizar pelo exemplo e pela palavra, dentro dos muros paroquiais. Precisamos ser cristão algo mais, precisamos lançar as redes em águas mais profundas,em lugares distantes, confiando na palavra e nas promessas de Jesus, e assim, com certeza, apanharemos muitos peixes, muitas almas para o reino de Deus, que também é nosso.
            "Simão Pedro respondeu: Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas em atenção a tua palavra, vou lançar as redes".     
Meus irmãos, tenhamos a fé e a coragem de Pedro, por que mesmo sendo pecadores, Jesus nos fará pescadores de pessoas para o Reino eterno! Pedro confiou na palavra do Mestre, e não deu outra: foi peixe por todo lado. Então vamos confiar em Deus, e com toda coragem vamos em grupos unidos pela fé aos bairros, fazendas, vilas, casarios, e anunciemos Jesus ressuscitado aos nossos irmãos. Coragem! Pois não estaremos sós. Ele quer nos fazer pescadores de pessoas!
   Vai e faça o mesmo!
Abraços, bom e santo domingo, José Salviano.

5 comentários:

  1. Parabéns pelas explicações das leituras, e as explicações sobre os milagres e também a ci~encia em cada um deles.Ajudo na liturgia da minha comunidade, e sempre uso seu texto.
    Muito obrigado por esta ajuda.
    solange Santos

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa reflexão concerteza axulia nos cristãos a entender melhor a palavra de Deus, obrigado pois me ajudou muito na minha homilia do culto. abraços.

    ResponderExcluir
  3. agradeço pela reflexao me deu mais coragem de seguir as aguas mais profundas jesus obrigada por estar aqui presemte abençoe jose fabiano amem,

    ResponderExcluir
  4. perdoe pelo nome e jose salviano

    ResponderExcluir
  5. Agradeço pela reflexao ajudou- me bastante

    ResponderExcluir