.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

-A CARIDADE É A MAIOR DAS VIRTUDES - DOMINGO 03 de fevereiro


DOMINGO 03 de fevereiro

A CARIDADE É A MAIOR DAS VIRTUDES
            Meus irmãos. Porque dizemos que a caridade é a maior das virtudes, se sabemos que a maior é a FÉ? Ora, acontece, que muitos  de nós nos empenhamos tanto na prática da fé, e "sartamos de banda" na hora de praticar a caridade. Quantas pessoas chamadas de "beatas" que  participam da missa e da Eucaristia diariamente, às vezes duas vezes ao dia, e que rezam o terço diariamente também mais de uma vez, e ao passar por um mendigo, disfarçam fingindo não vê-los! Quantos fiéis da classe média cristãos praticantes, que rotulam os mendigos de vagabundos, maloqueiros, mal cheirosos e preguiçosos!
            Mais Paulo hoje nos explica que caridade não é somente dar uma esmola, e sair com a consciência tranqüila , sem se importar com mais detalhes sobre a vida daquela pobre pessoa do mendigo!  A caridade é algo mais do que as moedinhas que jogamos na bacia do pobre caído na caçada!
            Caridade é ter paciência com o irmão, com as suas fraquezas, com sua pouca inteligência não o chamando de burro para humilhar; Caridade é ter paciência com os abusos dos nossos vizinhos; Caridade é ser prestativo, é ajudar o outro em suas diversas dificuldades; Caridade é não ter inveja dos bens materiais, da beleza, ou da inteligência que Deus deu ao nosso irmão,  ou irmã; Caridade é não humilhar o nosso irmão que tem menos do que nós, fazendo ostentação da nossa riqueza diante dele; caridade é não se inchar de orgulho perante os demais, mostrando que somos mais importantes do que eles; caridade é não ser inconveniente, por exemplo, não fazendo caçoadas de mal gosto, nem fazendo chacotas dos nossos humildes irmãos; caridade é não ser egoísta, buscando sempre o nosso interesse em prejuízo do próximo, prejudicando-o para obter o que mais nos interessa... Caridade é não se irritar facilmente com as deficiências dos nossos irmãos; caridade é não guardar rancor do irmão, é não ficar jogando em sua cara as ofensas que ele nos fez; caridade é não se alegrar com os infortúnios do irmão, mas sim, pelo contrário, é se alegrar com ele pelas suas vitórias ou conquistas na vida; caridade é perdoar, é desculpar as ofensas do nosso irmão. Caridade é acreditar na recuperação daquele que prometeu não fazer mais o mal, e ajudá-lo a se recuperar do vício; caridade é esperar paciente a mudança e a conversão do filho, da filha, do próximo, rezando por ele, em vez de largá-lo, de desprezá-lo. Caridade é suportar o irmão, não somente no sentido de aturar os seus defeitos, mais também no sentido de ajudá-lo a resolver os seus problemas vitais com toda boa vontade. (Assim explicamos o texto da carta de Paulo, l Cor 13,4-7).
            Cuidado, meus irmãos! Pois se tivermos uma fé que transporta montanhas mais  se não tivermos caridade, não nos salvaremos!
            A caridade é tão importante diante dos olhos de Deus que ela tem o poder de perdoar os nossos pecados leves ou veniais. Confira isso no Catecismo da Igreja Católica:
C.11.2 Caridade apaga os pecados veniais
§1394 Como o alimento corporal serve para restaurar a perda das forças, a Eucaristia fortalece a caridade que, na vida diária, tende a arrefecer; e esta caridade vivificada apaga os pecados veniais .
 §1472  ...Uma conversão que procede de uma ardente caridade pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo que não haja mais nenhuma pena .(A SER PURGADA  NO PURGATÓRIO)
            Portanto, meus irmãos, a caridade nos santifica, nos purifica, nos aproxima de Deus. Vai e faça o mesmo!
            Aqueles que cometem pecados mortais, tem a sua caridade destruída, e é por isso que são desviados do caminho de Deus, e condenados ao inferno.  O pecado venial, no entanto, não destrói a caridade, muito embora a ofenda e fira... Confira no Catecismo...
            Meus irmãos. Tem gente que pensa que ser der esmola, vai desinteirar o seu...  Muito pelo contrário, na multiplicação dos pães e dos peixes, Jesus nos demonstrou que quanto mais somos caridosos, mais os nossos bens se multiplicam com a graça de Deus. Lembram que alguns peixes e pães alimentaram uma multidão, e ainda sobraram 12 sextos?  Então vai e faça o mesmo!...
            Por outro lado, para aqueles que entendem que a vida se resume em um grande comércio, e que a política da sobrevivência nada mais é do que agradar para obter benefícios e lucros,  deveriam prestar mais atenção no mandamento resumido em dois pelo próprio Jesus: Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo.  Assim, se eu amo a Deus e ignoro ou maltrato o próximo, tenho uma fé mutilada, ou unilateral ( uma fé apenas de um lado só) na qual eu somente me ligo em Deus, me esquecendo da outra parte, que é o irmão.
            Se quisermos alcançar um dia a salvação eterna, temos de observar e praticar os mandamentos de forma completa: Ou seja, praticando a fé ( louvando e adorando a Deus)  e praticando a caridade (ajudando o próximo).
            Os mandamentos que nos foram deixados por Deus, compreendem uma unidade orgânica, de modo que se transgredirmos um só deles, já infringimos todos os demais. Assim, é impossível agradar a Deus quem alimenta ódio pelo irmão.
            O decálogo foi elaborado por Deus de acordo com  a Lei Natural.  Exemplo: Você não conseguirá a amizade de nenhum animal se maltratar os seus filhotes na vista dele, ou melhor, dela, a mãe. Do mesmo modo, na lei natural é fundamental a preservação da vida. Desse modo, qualquer ameaça à sobrevivência, e qualquer ameaça a vida, prejudica a harmonia na convivência entre os grupos...
            O decálogo, que foi resumido em dois, nos ilumina o caminho da vida, nos  apontando os deveres essenciais à uma sobrevivência agradável e segura, baseada na justiça e na caridade. Pois se todos cumprir seus deveres, ninguém precisa reclamar os seus direitos.  Portanto os mandamentos não são uma imposição de um Deus ditador para que façamos a sua vontade, mais pelo contrário, foi elaborado para o nosso próprio bem, para que possamos evitar encrencas com os demais irmãos com os quais convivemos, e mereçamos as graças de Deus.
            Dessa forma, a justiça e a caridade devem sobrepor a vingança,  a competição desenfreada e principalmente o egoísmo.
            Não seja uma mulher ou um  homem mesquinho!  Agrade a Deus, agradando de verdade os seus filhos que são os nossos irmãos!    Essa é a única forma de ter uma vida tranqüila. Pois o uso da força para que todos colaborem  com a sua causa, tem duração curta ou limitada.
            Amemos uns aos outros como Deus nos amou!
Bom domingo, e seja feliz!   José Salviano.

3 comentários:

  1. Antonio Vicente Timoteo29 de janeiro de 2013 às 16:28

    maravilhoso,,,,muito me ajuda para me preparar melhor para celebrar a palavra de Deus ja que sou ministro da palavra,,,,obrigado Deus abençôe.

    ResponderExcluir
  2. bom dia adorei os comentarios isso me ajuda muito a preparar a homilia dominical
    sou ministra da eucaristia e da palavra
    silvana oliveira

    ResponderExcluir