.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

“Cala-te e sai dele, disse Jesus!” - Claudinei M. Oliveira.




Terça - feira, 15  Janeiro  de 2013.
Evangelho: Mc 1,21-28

            O evangelista Marcos mostrou para sua comunidade a autoridade de Jesus diante do mal, nada impedia  o poder de livrar o homem das coisas más, pois o Mestre quer a liberdade plena para seus irmãos. Jesus trabalhou incessantemente para dar oportunidade de crescer na vida todos aqueles que desejassem buscar um novo ensinamento, para tanto, expulsou demônio que apossava do corpo alheio na intenção de mostrar para a humanidade que tudo seria possível quando o caminho para a eternidade começasse a fazer parte do cotidiano.
              O homem apossado pelo mal não conseguiu  deter o poder de Jesus. Ele sabia quem era o Mestre, mas o  desafiava. Jesus toma a decisão correta, manda o demônio calar a boca  e afugentar-se, como num passe de mágica o homem livrou do encardido. Para nós esta passagem reforça o poder e o carisma de Jesus. Na tonalidade do discurso sempre prezava para o bem e para a paz; almejava um povo coerente que pudesse visualizar algo maior e prazeroso. No entanto, este algo prazeroso estava no comprometimento das palavras da libertação, mas para que isso acontecesse, o homem deveria escolher o caminho da salvação.
            O caminho da libertação não permite a presença da opressão, da humilhação e nem da corrupção. Quando o homem oprime o outro na esperança de obter compensação está aderindo o projeto do mal. O mal deseja  que o outro enfraqueça para dominá-lo e, para tanto, não pode haver piedade nas relações. Contudo, como buscar Deus ou a vida nova se na prática diária a opressão está presente? Como libertar-se para Deus se  desejo de manter-se o outro sobre os pés, calcando-o, destruindo-o?  Como contemplar as belezas criadas por Deus se  enxergo somente cifras e luxúrias?
            O demônio está por todos os lados. Não distante de nós mesmos. Basta-nos olhar clinicamente nas nossas relações que descobriremos a presença do mal. A sociedade moderna embrenhou-se no lamaçal das coisas erradas: são os dirigentes dos cargos públicos que usam o poder para engrandecer; sãos os educadores que não enxergam seus educandos como seres em potencias para a aprendizagem; são os médicos que negligenciam atendimentos adequados aos seus pacientes; são os comerciantes que exageram nas margens de lucros; são os agentes de segurança pública que corrompem com míseros soldos; são os falsos sacerdotes que manipulam os fiéis, enfim, nada escapa de ações demoníacas na sociedade moderna. Estas práticas devem ser enveredadas para o bem e sem margens para o mal.  Deus não aceita que o homem use a força ou sua persuasão para aniquilar o outro. Deus quer o homem livre para agir livremente, mas observando as boas relações mútuas.
            Quando se fala em alienação também se fala do poder do demônio. O sujeito alienado perde a consciência de discernir; fica-se vulnerável as ações do outro,     não tem capacidade de compreender que está sendo manipulado. Na verdade somente o demônio deseja que o outro se torne escravo da vontade alheia. A pessoa na essência das ações deve ter consciência daquilo que está fazendo, deve-se compreender o que está a sua volta de ter uma opinião definida e crítica. Porém, se estiver alienada, ela deixa de querer por si e passa a querer o desejo do outro. Veja as  propagandas da TV, ela insiste que consumimos e não importa se temos condições ou não; a propaganda manda no homem fraco e alienado: “Você será feliz se comprar tal marca de carro; beba tal cerveja e terá todas as mulheres aos seus pés; você tornará um famoso se usar tal marca de roupa ou perfume”. Como já disse, a sociedade moderna está cheia de ações demoníacas. Ela não tem pudor e trata o homem como mercadoria.
            Jesus encontrava-se no templo quando expulsou o demônio do homem. Hoje as pessoas não têm o hábito de freqüentar a igreja. Muitas pessoas só foram e vão à igreja quando tem algo importante, talvez no batizado, primeira eucaristia, casamento. Depois desaparecem da igreja.
            Neste caso como Deus poderá ajudá-los? Como libertarem dos demônios da vida? Como comprometerem-se com  o ensinamento de Cristo? Desse modo o demônio apossará ainda mais do cristão que não desconhece os milagres, as curas e os prazeres amorosos de Jesus. Fica-se a mercê do mal.
            Portanto, cale-te e sai deste corpo foi o gesto de Jesus diante do mal. Cabe a nós termos a coragem de expulsar todos os males que tentam levar para o caminho do mal. Deixamo-nos dos vícios e de todas as ações que impeçam o conhecimento pleno de Deus. Vivamos a felicidade em Cristo. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário