.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 20 de janeiro de 2013

A LEI QUE DEVE NOS REGER É A LEI DO AMOR! - Olívia Coutinho



Dia 22 de Janeiro de 2013

Evangelho Mc 2, 23-28

 O seguimento a Jesus, embora nos pareça difícil, deve ser a causa maior da nossa alegria, da nossa felicidade, afinal, descobrirmos nos valores do reino, a razão de nossa existência!
Pena que nem todos os nossos irmãos, vivem esta felicidade, por estarem submetidos   a radicalidade religiosa, cheia de regras impostas pelos seus  líderes, que ao contrário de Jesus, passam para seus fieis, a imagem de um Deus vingativo que está sempre a espreita, pronto para nos pegar em algum deslize.
O medo do castigo, a observância exagerada de tantas regras, acaba distanciando muitas pessoas  de uma proximidade maior com  Deus!
Ao invés de atrair as pessoas para o aconchego dos braços do Pai, muitos líderes religiosos, acabam criando barreiras, impedindo-as  de viverem as maravilhas de uma intimidade de filho com o Pai!
 Enquanto estamos presos  em pormenores, não caminhamos, não  enxergamos o principal que é  a presença amorosa de Deus no meio de nós.
Todo aquele que fica preso na observância de tantos preceitos, não consegue captar as mensagens de Jesus, por isto fica longe de  compreender  o que significa“ Eu quero misericórdia e não sacrifício”!
Não podemos esquecer nunca que somos filhos amados de Deus e que como Pai amoroso, Ele só quer nos ver feliz!
O evangelho de hoje, nos fala de mais um conflito entre Jesus e os fariseus a respeito da observância do sábado. Embora conhecedores das Escrituras, os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: o amor que gera vida!
As autoridades religiosas daquela época, impunham práticas religiosas, que segundo eles, deveriam ser rigorosamente cumpridas como: Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam e que na verdade tinham como pano de fundo, cegar o povo dos seus direitos.
Evidentemente, o que os fariseus queriam, era pegar Jesus num casuísmo legal. Como eles não poderiam atribuir como roubo, o fato dos discípulos estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, eles  os acusaram de estarem infringido a lei  que proíbe o trabalho em dia de sábado, alegando que colher espigas, era um trabalho, quando na verdade, era simplesmente um meio de sobrevivência.
Criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde as  criticas usando as palavras da mesma: “Por acaso nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade  e tiveram fome?...”
 Na realidade, o legalismo  é um instrumento de alienação e opressão que tem como maior objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto que o povo está voltado para outras coisas, os que detêm o  poder, ficam  livres para praticar suas ações ilícitas.
As leis de organização social e religiosa só terão valor, se forem elaboradas em favor da vida, e  Jesus, veio para libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos Ele sempre  deixou claro que a vida  deve estar sempre em primeiro lugar e  a necessidade de sobrevivência acima  de toda e qualquer  lei!
 Apanhando espigas de trigo para matar a fome, os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir  caminhos para uma nova mentalidade, mostrando a todos que: A LEI QUE DEVE NOS REGER É A LEI DO AMOR!  
Para um seguidor de Jesus, não tem dia e nem hora  para cuidar da vida!

 FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário