.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

OLHEMOS O NOSSO IRMÃO COM O MESMO OLHAR DE JESUS! – Olívia Coutinho


 
Dia 05 de  Dezembro de 2012
 
Evangelho de Mt 15,29-37
 
A fome de tantos irmãos é uma ferida que sangra constantemente no coração de Jesus! E está em nossas  mãos,  a possibilidade de curar esta ferida! Cura que pode vir de  um pequeno gesto de amor, que nos  levar a partilha!
Quem de nós, não tem algo a partilhar? Tomemos para nós, o exemplo de Jesus, que enquanto caminhou aqui neste chão, nos deu um grande testemunho de amor concreto, sensibilizando diante a necessidade do outro.
É difícil acreditar, mas é a mais dura realidade: num mundo de tanta fartura, ainda hoje,  morrem milhares de pessoas vítimas do nosso abandono. São muitos, os irmãos, que continuam morrendo  de fome, ou por doenças causadas pela desnutrição, conseqüência do nosso egoísmo,  que nos impede de abrirmos o nosso coração ao amor solidário, o amor que nos leva a partilha.
A todo instante, pessoas  necessitadas de  ajuda,  desfilam diante dos nossos olhos, são  irmãos nossos, pessoas desprovidas do mínimo necessário para a sua sobrevivência.  E quantas vezes, nós, que dizemos seguidores de Jesus, tampamos os nossos ouvidos para não ouvir os seus clamores, fechamos os nossos olhos, para não enxergá-los, preferindo ignorá-los, para nos  isentar  de quaisquer responsabilidade sobre  eles. E assim,  vamos  buscando  mil desculpas para justiçar a nossa impassibilidade diante a esta triste realidade.
Precisamos  aprender a olhar o irmão com o mesmo  olhar de Jesus,  um olhar que  não  somente  compadece, mas que  parte para a ação.
A exemplo de Jesus, devemos estar atentos  as necessidades do nosso irmão, não podemos  transferir para outros, a nossa responsabilidade para com eles.
Temos que nos  conscientizar de que somos co-responsáveis pela vida do outro, por tanto, não podemos permanecer indiferentes aos seus problemas, problemas que ao chegaram até a nós, se tornam nossos.
Quase sempre, o que o nosso irmão precisa, não é muito, é sempre algo que está  ao nosso alcance, às vezes, é apenas um prato de comida, uma palavra de esperança, um tempo para escutá-lo, uma orientação, ou simplesmente um sorriso nosso.
  Como verdadeiros seguidores de Jesus, precisamos colocar em prática os seus ensinamentos e assim como Ele, estarmos  sempre  prontos para ajudar o outro.
De nada adianta, abrirmos  as  mãos para receber Jesus na eucaristia,  se as fechamos para o nosso irmão!
O evangelho de hoje  narra o episódio que marcou o milagre da multiplicação dos pães: o milagre da partilha! O ponto fundamental deste acontecimento é o amor, o amor que nos leva a partilha.  
Jesus nos encarrega de saciar a fome de tantos irmãos, fome de amor e fome de pão, na certeza de que: colocando em suas mãos, o pouco que temos, Ele  transformará em muito!
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Deus entra e o milagre da multiplicação acontece!
É nosso compromisso cristão, despertar no outro, a necessidade de Deus, mas antes, é preciso saciar a sua fome de pão, é  neste gesto de amor, que se cria no coração do outro, a  necessidade  de Deus,  como fez Jesus: a  partir da necessidade do pão material, ele criou a necessidade do pão da vida eterna.
Fé e vida caminham juntos!
  
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia

Um comentário:

  1. Precisamos salientar que além de uma consciencia social precisamos ter uma consciencia politica na hora de elegermos nossos politicos e acompanhar suas proezas, dessa forma, estaremos ajudando a todos inclusive a nós mesmos. Que o Senhor em sua infinita missericordia nos der sabedoria. Amém.

    ResponderExcluir