.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

-JESUS OPERA SEU PRIMEIRO MILAGRE EM CANÁ - José Salviano


II DOMINGO DO TEMPO COMUM

DIA 20 DE JANEIRO - ANO C

JESUS OPERA SEU PRIMEIRO MILAGRE EM CANÁ

Introdução
       O Evangelho deste domingo nos convida a refletir sobre duas realidades de nossa existência: A embriaguês, e o casamento.
       Tem gente que acha que bebida alcoólica é coisa de satanás, e nem olha para uma garrafa de cerveja, e muito menos entra em um bar... Isso é um fanatismo gerado pela desinformação,  onde se esquece ou não se sabe que as virtudes mais importantes não é evitar a bebida e as festas, mais sim,  a fé, a caridade...
       Se beber com moderação fosse realmente um pecado  grave, Jesus não teria transformado a água em vinho, para que todos os convidados daquela festa se alegrassem.  Beber com moderação em uma ocasião festiva não é necessariamente um pecado em si. Beber para se alegrar com os amigos e parentes, beber para um congraçamento fraternal e familiar,  beber esporadicamente, não faz mal, ou muito mal, e não resulta em pecado pelo menos grave.
       Quando a bebida se torna um pecado? A bebida ou qualquer tipo de embriaguês torna-se um pecado gravíssimo, quando alguém que bebeu o próprio juízo, bate nos filhos, espanca, ou mata a esposa, agride injustamente os vizinhos e demais irmãos.
         A bebida alcoólica pode ser considerada como a droga mais vendida no planeta, e o alcoolismo, dela decorrente, é um sério problema de saúde pública mundial.
       Não obstante ter transformado a água em vinho naquela festa, Jesus, ao nos advertir sobre o fim dos tempos, disse: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse Dia não caia de repente sobre vós; pois esse Dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes da terra. Portanto, ficai atentos!”
       A bebida ou a embriaguês  se torna pecado grave, quando o indivíduo se deixa viciar nela, e assim, vai destruindo o seu organismo, enfraquecendo o seu corpo ao ponto de não poder mais trabalhar, ao ponto de não conseguir mais amar sua esposa como deveria, causando com isso a falta do sustento para a sua família,  a infidelidade por parte da companheira, e consequentemente, crimes gerados pelo ciúmes de traições.
       Quantos casamentos já não foram destruídos pela bebida!  Principalmente por parte dos maridos!
       Entre os estragos causados pela bebida em nosso organismo podemos citar: arritmia cardíaca (problema na velocidade ou ritmo do batimento cardíaco) , Insuficiência cardíaca, impotência sexual, perda da memória, doença de Alzheimer, angina de peito, fraturas ósseas, osteoporose, diabete, úlcera duodenal, cálculo biliar, hepatite A, linfomas  pedras nos rins, síndrome metabólica, câncer no pâncreas, doença de  Parkinson, artrite reumática, gastrite, vício, cirrose, processo difuso de fibrose e formação de módulos, necrose hepato-celular, (vontade de urinar durante todo o dia), cegueira, acidentes de trânsito, brigas, sonolência, agressividade, agitação, irritabilidade, perda da memória, convulsões, vômito, coma e até mesmo morte.
       A bebida, assim como outros produtos que causam a embriaguês,  afeta vários órgãos vitais, como: pulmão, pâncreas, baço, vesícula, fígado etc, causando o enfraquecimento geral e o envelhecimento precoce.  Isso não é ter vida em abundância, isso não é a vida que Deus quer para seus filhos amados. Fuja da embriaguês para ter vida em abundância como Jesus falou. 
A BEBIDA E OS ADLESCENTES
Nota-se hoje em dia o aumento do consumo de bebidas, especialmente vodka ( de alto teor alcoólico), pelos adolescentes. É bom saber que o cérebro do adolescente ainda se encontra em processo de desenvolvimento. Assim, o consumo de álcool nessa faixa etária, pode interromper o crescimento das células normais no cérebro,  danificar a memória, o raciocínio lógico e moral, o que poderá com certeza, interferir no desempenho e rendimento  mental dos jovens na escola, na prática de esportes e na vida em geral, pois o uso do álcool na juventude, reduz a capacidade  de perceber o ambiente ao seu redor. E os efeitos negativos do álcool nas meninas são mais acentuados, pois elas são mais vulneráveis.
O consumo de álcool na adolescência tem conseqüências sérias ao atingir a fase adulta. Pode levar o jovem a ter dificuldades de tomar decisão diante de dois problemas da vida, e de DISCERNIR O QUE É CERTO E O QUE É ERRADO.  É por isso que jovens matam com tanta facilidade. Você já imaginou o mundo daqui há uns 20 anos como será?
       Quanto ao casamento, resta-nos dizer que o fato dele estar se transformando em uma instituição do passado, e pelo fato de muitos jovens se unirem apenas pela atração física, é que estamos presenciando diariamente tantos crimes nos noticiários.  Uniões entre homens e mulheres movidas apenas pela atração sexual, e não abençoadas por Deus, quase sempre acabam mal.
       O apenas "FICAR", acarreta sempre finais infelizes.
CONCLUSÃO
Que podemos fazer?

Prezados catequistas. Precisamos conscientizar os nossos fiéis sobre os malefícios do álcool! Vamos formar a consciência dos nossos jovens no sentido de praticar  o auto-domínio para poder levar uma vida saudável, e para que não tenham consequências graves na vida adulta.  Vamos lembrar os nossos jovens, que o futuro deles está sendo traçado nos passos que estão dando agora. Vamos aconselhar para que dêem passos certos, para conseguir chegar no lugar certo na hora certa.
Para os adultos, vamos lembrar que  o domínio de si mesmo é um trabalho a longo prazo. Nunca deve ser considerado definitivamente adquirido. Supõe um esforço a ser retomado em todas as idades da vida. O esforço necessário pode ser mais intenso em certas épocas, por exemplo, quando se forma a personalidade, durante a infância e a adolescência. Porém, se nós, os adultos descuidarmos,  cairemos com certeza na devassidão moral, e na destruição de nós mesmos. E ISSO TORNA-SE UM SUICÍDIO EM DOSES CONTINUADAS.
       Os momentos de alegria e descontração fornecidos pela ingestão de bebida não compensa, se avaliarmos as conseqüências decorridas dos malefícios ou estragos causados no nosso organismo.
Será que os aparentes momentos de alegria e prazer da embriaguês com os amigos valeria todo este sofrimento que teremos futuramente? Você pode dizer que é difícil largar este vício, mas não é impossível! Por que para Deus nada é impossível! Se você se apegar a Ele, terá as forças necessárias para vencer esse vício que o está destruindo aos pouco. Siga o exemplo de pessoas que deixaram de beber para não perder a família ou emprego. Tenha pensamentos positivos, acredite que você é capaz e peça ajuda ao Criador, com certeza você conseguirá vencer este mal em sua vida!
       E uma cidade do sul da Bahia, eu li em um bar uma placa que dizia: Curta a vida que a vida é curta. Um incentivo ao consumo de bebidas alcoólicas.  Só que se esqueceram de acrescentar ao cartaz, QUE QUEM BEBE EM EXCESSO, ENCURTA A SUA VIDA.
Meus irmãos. Podemos curtir a vida sem curtir o álcool. Cuidado para não se viciar na bebida. O alcoolismo não vê cara e nem classe social. Qualquer um pode ser vítima desse vício mortal que tanto pode  matar o mendigo como qualquer um de nós. Quantos filhinhos de papai já morreram no trânsito por  causa da Vodka!
Amém, José Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário