.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 21 de outubro de 2012

Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? - Missionários Claretianos



Sexta-feira, 26 de outubro de 2012
29ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Alano e Aldro (bispos), Albino de Buraburg (monge, bispo), Aneurin e Gwinoc (monges), Bean de Aberdeen (bispo), Cutberto de Cantuária (monge, bispo), Eadfrido de Leominster (monge), Eata de Hexham (monge, bispo), Evaristo (papa, mártir), Fulco de Pavia (bispo), Gaudioso de Salerno (bispo), Gibitrudes de Faremoutiers (virgem), Humberto de Fritzlar (monge), Luciano, Marciano, Floro e Companheiros (mártires da Nicomédia), Quadragésimus de Policastro (subdiácono), Rogaciano e Felicíssimo (mártires), Rústico de Narbona (bispo), Sigibaldo de Metz (bispo), Valentim e Graça (mártires), Virílio de Leyre (abade).
Primeira leitura: Efésios 4, 1-6
Há um só corpo, um só Senhor, uma só fé, um só batismo. 
Salmo responsorial: 23, 1-2. 3-4ab. 5-6
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel. 
Evangelho: Lucas 12, 54-59
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
As leituras dessa semana nos deram pautas para a vida cristã, inspiradas no ensinamento de Jesus. Hoje ela nos convida a aprender a compreender a realidade presente, já que, ao contrário do que pensamos, a realidade não é algo transparente, mas está permeada por múltiplos conflitos, interesses e intencionalidades. O cristão deve se acostumar a não assumir nenhuma realidade como algo fatal, irremediável e definitivo.
Qualquer realidade pode ser transformada à medida que compreendemos como Deus age na vida e na história. O segundo ensinamento nos convida a aprender a dirimir conflitos interpessoais no interior das instancias, instituições ou realidades nas quais ocorrem.
A exteriorização dos conflitos diante nas relações comunitárias, familiares ou internas denota a incapacidade de fazer valer os critérios do evangelho para a compreensão e resolução das diferenças entre as pessoas. A interpretação do momento presente e a mediação do caminho são dois desafios que devem ser enfrentados por todo cristão.
Quem realmente pretende assumir os ensinamentos de Jesus fazendo deles sua vida, deve contar com a ação do Espírito Santo. Para a reflexão pessoal: É bom a gente descobrir os dons mais presentes na vida e como podemos colocá-los a serviço da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário