.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 28 de outubro de 2012

Multiplicação dos pães - Comeram e ficaram satisfeitos. Padre Queiroz



Sexta-feira, 02 de Novembro
Mt 25,31-46

Comeram e ficaram satisfeitos.
Este Evangelho narra a cena da multiplicação dos pães, feita por Jesus. “Jesus chamou os discípulos e disse: “Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer”. Deus é amor, e Jesus “é a imagem de Deus invisível” (Cl 1,15). Esse amor, diante do faminto, se transforma em compaixão, uma compaixão ativa e não apenas sentimental, que assim muda de nome para misericórdia. Como Deus tem poder infinito, ele resolve o problema, mesmo que os famintos sejam quatro mil pessoas.
A misericórdia é um sentimento que nasce do coração e tem por objeto as misérias alheias (miseri+cor), corporais ou espirituais, de tal modo que elas nos doem e entristecem como se fossem nossas, levando-nos a empregar os meios oportunos para aliviá-las.
Nós aprendemos no catecismo que existem catorze obras de misericórdia, sete corporais e sete espirituais. As corporais são: 1) Dar de comer a quem tem fome. 2) Dar de beber a quem tem sede. 3) Vestir os nus. 4) Dar pousada aos peregrinos. 5) Visitar os enfermos e encarcerados. 6) Remis os cativos. 7) Sepultar os mortos. Elas são um resumo de Mt 25,31-46, que nos trás o discurso de Jesus sobre o juízo final.
As obras de misericórdia espirituais são: 1) Dar bom conselho (Cl 3,16). 2) Ensinar os ignorantes (Hb 5,12-13). 3) Corrigir os que erram (Mt 18,16-17). 4) Consolar os aflitos (1Ts 5,11). 5) Perdoar as ofensas (Mt 18,21-22). 6) Suportar com paciência as fraquezas do próximo (Cl 3,13). 7) Rogar a Deus pelos vivos (1Ts 5,25; 2Ts 3,1; Tg 5,16) e pelos defuntos (2Mc 12,45).
Esta cena do Evangelho, da multiplicação dos pães, nos recorda o maná, com o qual Deus alimentou o seu povo no deserto (Cr Ex 16), e também é figura da Eucaristia, o pão vindo do céu que dá vida ao mundo.
Na multiplicação dos pães, Jesus se manifesta como o Bom Pastor, que dá a vida por suas ovelhas. Hoje, como outrora, esse Bom Pastor continua nos socorrendo, material ou espiritualmente, com seu amor infinito.
A crise de amor, pela qual o mundo passa, tem muito a ver com a crise de fé, porque a fé cristã é acreditar em Deus que é o Amor. “Todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4,7). “Quem exclui Deus de seu horizonte, falsifica o conceito de realidade e só pode terminar em caminhos equivocados e com receitas destrutivas” (DA 44).
“Os discípulos disseram: Como poderia alguém saciá-los de pão aqui neste deserto?” Para o homem sozinho é impossível, mas com Deus é possível. A cena nos ensina a nunca perder a esperança, mas apresentar a Deus o pouco que temos. O número sete é simbólico, significa que não tinham pão suficiente.
“Jesus mandou que a multidão se sentasse.” Para que todos tenham o que comer, é necessária a organização. Povo unido jamais será vencido. Já o povo desorganizado chama-se massa, e a massa é fácil de ser manipulada. O povo organizado torna-se força. A mídia impede que o povo se organize; ela quer fazer do povo uma massa consumista.
Se nos organizarmos, com fé, esperança e caridade, cada um repartindo o pouquinho que pode oferecer, com certeza ninguém passará fome. Todos ficarão saciados e ainda sobrará alimento.
As Comunidades cristãs são o meio que Jesus deixou para que isso aconteça.
Jesus “pegou os sete pães e deu graças.” Rezou segurando os pães. A nossa oração deve ser prática, apresentado já a Deus o pouco que podemos colaborar da nossa parte. “Deu graças”. Nós começamos pelo agradecimento, pois sabemos que Deus nunca falha. Nós, com Deus, somos maioria absoluta.
Junto com Jesus, ninguém passa fome. “Oh! Todos que estais com sede, vinde buscar água! Quem não tem dinheiro, venha também. Vinde comprar, para comer, vinho e mel, sem pagar!” (Is 55,1).
“Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.” Foi para um lugar onde ninguém o conhecia e não sabia dos seus milagres. Após um trabalho intenso, precisamos nos retirar, para o descanso e para nos encontrarmos como Comunidade.

Certa vez, um doente estava no hospital sofrendo muito por não conseguir dormir. Quase a cada minuto vinha uma enfermeira, entravam médicos, davam sedativos... nada.
Um amigo dele veio visitá-lo. Enquanto estava no quarto, percebeu que a porta rangia, fazendo barulho nas duas dobradiças, cada vez que entrava ou saía alguém.
Após conversar com o amigo, voltou a sua casa, pegou uma bisnaga de óleo fino, veio e passou nas dobradiças da porta. Pronto, a porta parou de rangir e o doente voltou a dormir normalmente. Era o barulho da porta que não o deixava dormir, e ninguém tinha percebido.
O visitante tinha dois caminhos: reclamar com as enfermeiras ou ele mesmo passar o óleo. Ele optou pelo segundo. É melhor acendeu um fósforo que maldizer a escuridão. Graças a sua sensibilidade, aquele visitante fez uma coisa pequena, mas de grande importância para ajudar o seu amigo doente.
A mãe é que prepara e serve a comida, todos os dias, em casa. Maria Santíssima tem o mesmo cuidado junto a seus filhos e filhas, que formam a Família de Deus. Santa Maria, ajude-nos a rezar com fé e apresentar sempre a Deus a nossa parcela, por pequena que seja!
Comeram e ficaram satisfeitos.
Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário