.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.- Missionários Claretianos



Sábado, 13 de outubro de 2012
27ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Bertoldo de Cambrai (bispo), Carpo de Trôade (discípulo do Apóstolo São Paulo), Celidônia de Subiaco (virgem), Colmano de Stockerau ou de Melk (mártir), Comgan da Escócia (abade), Eduardo, o Confessor (rei da Inglaterra), Fausto, Januário e Marcial (mártires de Córdova), Florêncio de Tessalônica (mártir), Fincana e Findoca (virgens, mártires), Geraldo de Aurillac (leigo), Lucas de Armentum (abade basiliano), Maurício de Carnoet (abade), Reginbaldo de Speyer (monge, bispo), Rômulo de Gênova (bispo), Serafim de Montegranero (religioso), Simberto de Ausburgo (monge, bispo), Teófilo de Antioquia (bispo), Venâncio de Tours (abade).
Primeira leitura: Gálatas 3, 22-29
Vós todos sois filhos de Deus pela fé. 
Salmo responsorial: 104, 2-3. 4-5. 6-7
O Senhor se lembra sempre da Aliança! 
Evangelho: Lucas 11, 27-28
Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.
As bem-aventuranças são formas especiais de benção. Elas se tornaram distintivo das primeiras comunidades cristãs. Porém, enquanto no ambienta da época se considerava uma benção a riqueza, a força física, o poder político, a origem racial ou a nobreza, a comunidade cristã começa a valorizar como benção o amor universal, a solidariedade com os pobres e excluídos e a capacidade de discernir a vontade de Deus na escuta da Palavra.
A mulher que interrompe e aclama Jesus bendiz sua família e, certamente, seu local de nascimento devia ser um lugar muito especial. Nele se cultivaram de maneira extraordinária todos os valores que depois foram propostos a toda humanidade.
Entretanto, a benção que Jesus nos propõe é a do cultivo assíduo de sua palavra, ouvida em clima de oração e vivida no ambiente da comunidade. Na vida cristã se desenvolveu dois métodos complementares de leitura orante da Palavra: a Lectio Divina e a Leitura Comunitária e Pastoral da Bíblia.
Temos, pois, a benção de Jesus, e a Igreja nos proporciona alguns métodos de leitura e de oração. A proposta é fazer da Palavra o centro de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário