.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

“Arrependa-se de seus pecados” – Claudinei M. Oliveira



27 de outubro
       

            Ao ver Jesus pregando em Jerusalém, correu até Ele para contar os crimes cometidos por Pilatos. Pois: Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus. Foi uma maneira de predizer para Jesus seu fim. Pensando que calar a voz do anunciador da justiça pudesse manter o status e os privilégios. Mas a resposta fez os fariseus recuarem e refletirem diante dos absurdos perpetrados diante do povo pobre. Jesus respondeu aos cidadãos de Jerusalém:Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.

            Para Jesus ninguém é maior e mais poderoso do que o outro. Todos têm o mesmo direito e a mesma vivência. Os galileus por serem de uma região pobre e humilde podem ser sacrificados por algoz do dominador? Isto é uma injustiça. Eles também têm o direito de oferecer sacrifícios para seu Deus, mesmo sendo uma oferenda de pouca expressão, mas é uma oferenda. Portanto, tem o mesmo privilégio do homem da cidade grande e merece respeito.

            Na mensagem de Lucas transparece a igualdade. Somente Deus pode julgar pelos pecados empreendidos. Ele tem o poder de perdoar e excluir se for o caso. Mas o homem na terra não pode tomar o lugar de Deus e julgar a partir de sua prática. Se os galileus foram julgados por Pilatos a morte, não significa afirmar que Pilatos tem o poder em suas mãos. Da mesma forma que os galileus pecaram os homens de Jerusalém também pecaram. Ambos se arrependerem-se dos pecados cometidos, com certeza, disse Jesus, serão perdoados pelo Criador. Mas é preciso que se arrependam do mal cometido para ser lavado da mancha do pecado.

            A parábola da figueira no roçado exemplifica bem o busca do arrependimento. Todos têm a mesma sorte e devem ser cuidado com carinho. O patrão queria arrancar e figueira, pois já fazia três anos que nada produzia. Mas o empregado pediu clemência para o patrão:, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mande cortá-la. Claro que o patrão concordou com o empregado e com certeza a figueira passou a produzir em escalo relevante.

            A mesma coisa acontece nas comunidades. Quantas pessoas que precisam de um apoio para crescer na caminhada. Mas por descuido dos "anunciadores" as pessoas abandonam a igreja. Procuram outras formas de clamar por Deus ou saem em busca de aconchego e carinho. Precisam de mais atenção e zelar pelas pessoas que procuram um sinal da Graça de Deus. Devem aproveitar ao máximo quando são procurados. Nunca negar nada a elas. Oferecer sempre outras oportunidades, mas tratá-las com zelo para aumentar o amor ao Deus.

            Portanto, arrependa-se de seus pecados para ganhar a salvação. Mas, arrepender-se das faltas cometidas é aceitar Cristo em sua vida. É reconhecer o quão maravilhoso é nosso Pai.  É caminhar na luz de nosso Deus solidarizando-se com os irmãos da mesma Fé. Ao arrepender-se dos males cometidos deixaremos de ser árvores secas e  mortas, passaremos a ser árvores frutíferas e frondosas para acolher os ninhos dos pássaros no eterno amanhecer. Amém.

-- 
Claudinei M. de Oliveira
Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário