.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A vossa paz repousará sobre ele –Missionários Claretianos.



Quinta-feira, 4 de outubro de 2012
São Francisco de Assis
Outros Santos do Dia: Caio, Fausto, Eusébio, Queremon, Lúcio e seus companheiros (mártires de Alexandria), Crispo e Caio (personagens de Corinto, citados no Novo Testamento), Marcos, Marciano e companheiros (mártires do Egito), Pedro de Capitolias (mártir), Petrônio de Bolonha (bispo).
Primeira leitura: Jó 19, 21-27
Eu sei que o meu redentor está vivo. 
Salmo responsorial: 26, 7-9.13-14
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes. 
Evangelho: Lucas 10, 1-12
A vossa paz repousará sobre ele –Missionários Claretianos.
Hoje recordamos São Francisco de Assis, um incansável promotor da paz. Para ele, como para o evangelho, paz não se identifica com a tranqüilidade. Na cultura semita a palavra paz se identifica com bem estar, felicidade, abundancia de bens. De fato, a qualidade de vida é um conceito fundamental da qual deriva a riqueza da nação.
Pois, não basta ter dinheiro, é preciso estar bem e para tanto não basta só abundancia de recursos, mas também relações harmoniosas com os demais e com Deus. A paz nesse sentido é bonança ou shalom. Em troca, a concepção romana de paz se identifica mais com a tranqüilidade, com a ataraxia grega, que dizer, com a ausência de conflitos e frustrações.
Esse tipo de tranqüilidade é indispensável para o desenvolvimento da atividade comercial e política, mas não enfatiza nem o bem estar nem a felicidade. O evangelho nos propõe uma paz que é a síntese e a superação destas duas anteriores, porque o bem estar, a tranqüilidade e a felicidade se completam a partir do amor universal e da justiça solidária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário