.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de setembro de 2012

Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso - Missionários Claretianos



Missionários Claretianos


Quinta-feira, 13 de setembro de 2012
São João Crisóstomo
Santos do Dia: Amadeu de Remiremont (abade), Amadeu de Sens (bispo), Amadeu de Sion (bispo), Emiliano de Valência (bispo), Eulógio de Alexandria (bispo), Filipe de Alexandria (mártir), Ligório de Tours (bispo, mártir, + 371), Macróbio e Juliano (mártires da África), Martinho III de Camaldoli (abade), Maurílio de Angers (bispo), Venério (eremita na Ilha Palmária).
Primeira leitura: 1 Coríntios 8, 1-7.11-13
Pecando contra os irmãos e ferindo a consciência deles, que é fraca, é contra Cristo que pecais. 
Salmo responsorial: 138, 1-3.13-14ab.23-24
Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor! 
Evangelho: Lucas 6, 27-38
Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso.
O evangelho nos propõe o que seria o núcleo de uma ética comunitária. A ética tem como finalidade identificar os princípios que orientam a vida comum de uma coletividade humana e, ao mesmo tempo, adequar esses princípios para cada momento e circunstância particular. O mandato de “amar os inimigos” que a ética cristã nos propõe se refere a dois âmbitos distintos: a comunidade e a sociedade.
Em nível comunitário, não se pode ter inimigos, já que, como compartilhamos o mesmo ideal, estilo de vida e espiritualidade, as diferenças enquanto a posse de coisas podem ser remediadas de acordo com as necessidades reais. No nível social, o amor aos inimigos significa não transformar as diferenças em um grito de guerra. Jesus mesmo trata seus oponentes com máxima caridade, o que não lhe impede de dizer a verdade e exigir o devido respeito às pessoas e à lei.
Nós temos o mesmo desafio para transformar as relações, a partir do interior, a comunidade cristã e também a sociedade na qual vivemos. Não podemos permitir que nossas comunidades se convertam em foco de conflitos e injustiças nas quais se reproduz a guerra social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário