.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

“Ressurreição do filho da viúva” - Claudinei M. Oliveira.



Terça - feira, 18  Setembro  de 2012.
Evangelho: Lc 7, 11-17

            Começamos nossa reflexão  na ação da bondade do Senhor que ressuscitou o moço e o entregou para sua mãe. Jesus sentiu pena da mãe que chorava a morte do filho, sendo uma viúva, dependia do serviço do menino para continuar levando a vida, mas a morte levou sua esperança e seu afeto. Contudo, o Mestre resgata a felicidade e o encanto da vida  no seio da família para o recomeço de um novo tempo.
            Para Deus nada é impossível, com a vontade e o querer de mudar algo que não está dando certo, pode ser feito a partir do discernimento correto. A morte simboliza a passagem de uma vida para outra, mas também pode simbolizar a mudança de uma vida ofuscada por uma  vida de Luz. Neste caso, Jesus mostrou para os acompanhantes do funeral e para a viúva que já estava na hora de mudar de vida.  Pois continuar com uma vida sem a presença de Deus e sem a vivacidade do Espírito santificador não corresponderia com o projeto humanizado de Jesus.
            Ao ressuscitar o moço Jesus propagava novos rumos para horizontes que levem a serenidade da vida. Lugar de apreço que abraça a fraternidade igualitária. Porém, o choro da mãe representa o sofrimento da perca e por estar numa realidade desajustada onde o valor da pessoa esta na posse e não no sentimento do amor e da fé.
            Perder o rapaz para a mãe era como perder uma jóia, algo inimaginável, portanto, seu retorno significou  a esperança de reconstruir toda uma realidade que não fazia sentido. Veja que muitas pessoas acompanhavam o funeral  ficaram assustados em ver o moço levantar do caixão. Sem dúvida, não era para menos, mas o susto foi da alegria em poder  ver algo aos seus olhos que jamais pensaram em vê-los um dia.
            Quantas vidas o homem não podem recomeçar! Quantas alegrias o homem furtam-se por não acreditar na força poderosa do Deus Onipresente e Onipotente! Quantas maneiras de recomeçar não existem para dar sentido à vida! Agora, só falta à vontade e o querer em agir para fazer acontecer o novo de verdade.
            Diante das dificuldades o homem desanima e não se apossa do jeito corajoso de Jesus para dar a volta por cima. A mãe do moço chorava, mas viu  esperança em Jesus que ressuscitou seu filho. Ela não deixou de acreditar, mas fez a coisa certa: entregou nas mãos de Deus sua vontade de viver e de buscar algo bom para sua família. Assim, também aqueles que presenciaram  o retorno da vida disseram: “Que grande profeta apareceu entre nós! Deus veio salvar o seu povo”!  Todos louvaram o Senhor com humildade.
            Serve de lição para todos que crêem na palavra Santa do Evangelho de que precisa urgentemente reconstruir a vida para não perecer na miséria e no descaso, mas abraçar  o Cristo Ressuscitado e encontrar N’ele força para lutar com vigor.
            Portanto, o moço ressuscitou para sua mãe nas mãos de Jesus. Este gesto amável de Jesus perpassa a maldade mundana em querer para si a vida e projeta na coletividade. Seja um cristão autêntico que acredita no poder da oração e busca a retidão no caminho da paz. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário