.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 2 de setembro de 2012

Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão. – Missionários Claretianos



Sexta-feira, 7 de setembro de 2012
22ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Alcmundo de Hexham (monge, bispo), Atanásio de Aquiléia (mártir, s.IV), Caríssima de Albi (virgem), Clodoaldo de Paris (abade, s.VI), Estêvão de Châtillon (monge, bispo), Eusíquio de Cesaréia (mártir, s.II), Eustáquio de Flay (abade), Evórcio de Orléans (bispo, s.IV), Facíolo de Poitiers (monge), Grato de Aosta (bispo), Grimônia de Picardy (virgem, mártir), Garibaldi de Dickelvenne (bispo), Gilberto de Hexham (monge, bispo), João de Lodi (monge, bispo de Gubbio, s.XII), João da Nicomédia (mártir), Madalberta de Maubeuge (virgem), Nemório diácono e Companheiros (mártires de Troyes, degolados por ordem de Áquila), Pânfilo de Cápua (bispo), Regina de Autun (virgem, mártir), Sozonte de Pompeiópolis (mártir, s.IV).
Primeira leitura: 1 Coríntios 4, 1-5
O Senhor manifestará os projetos dos corações. 
Salmo responsorial: 36, 3-6.27-28.39-40
A salvação de quem é justo vem de Deus. 
Evangelho: Lucas 5, 33-39
Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.
O jejum era um dos três meios de se promover os valores religiosos nos movimentos judaicos da época de Jesus. A comunidade cristã toma destes movimentos o cuidado pela oração, mas repensa o jejum a partir da comunhão à mesa. Ao redor da mesa de Jesus se congregam muitas pessoas pobres e marginalizadas. Para Jesus, o alimento é um meio de convergência e inclusão e não de exclusão.
A comunidade está em festa quando Jesus está com eles. A mesma oração cristã, o Pai Nosso, clama por uma mesa onde se tenha o necessário, na qual todos tenham acesso. A comunidade percebe a absoluta novidade da mensagem de Jesus e compreende que nos pode acolher os ensinamentos tradicionais da religiosidade judia.
Também se dão conta que são um fermento novo que mal combinaria com a observância escrupulosa de normas e rituais. – Hoje a maior parte dos cristãos enfrenta o desafio de novos movimentos espirituais que desafiam as crenças tradicionais.
O único caminho para fazer frente a essas realidade está no retorno aos valores do evangelho, que nos indicam o que é coerente ou não com o seguimento de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário