.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

“Jesus e Mateus” - Claudinei M. Oliveira.




Sexta - feira, 21  Setembro  de 2012.
Evangelho: Mt 9,9-13

            "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.  Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons”.  Foram estas palavras que Jesus dirigiu aos fariseus que O infortunavam, ou seja, questionavam a maneira do Mestre agir, pois fazia refeição com os cobradores de impostos e com pessoas de má fama.
Esta atitude de estar com pessoas que não eram bem vista  pelos fariseus contrariava a lógica dos ensinamentos dos homens sabidos de Jerusalém. Eles acertavam doutrina excluidora e baniam do convívio social pessoas que não tinham suas características. Eram na verdade bem celetistas.
Contrariando as pregações judaicas Jesus aproximava das pessoas que tinham virtudes, mas não eram aceitas no grupo. Tanto que chamou  Mateus um nato cobrador de impostos para seguir seus passos e seus ensinamentos. Neste caso, Jesus não veio buscar glória ou reconhecimento, mas chamar os afastados da igreja para prover dos princípios salvífico.
 Sua missão não era viver pregando para os seus ou bajulando amigos, estes já estavam no caminho certo, mas  sua missão consistia na libertação de muitos que viviam oprimido e sem vez para expor suas ideias e preceitos. Ao abrir espaço para os não escolhidos dos judeus, Jesus propagava o discernimento e o acolhimento, metas que deveriam ser abraçadas por todos.
São ensinamentos que devem ser colocados nas ações concretas do dia a dia de cada cristão que almeja aproximar de Deus. Assim, todas as pessoas devem ser estimadas e amadas para despertar a vontade de conhecer por dentro o verdadeiro Deus. Para que isto aconteça o cristão  conhecedor  do caminho  da libertação deve dar o primeiro passo e fazer chegar ao coração dos infelizes o sabor do Cristo ressuscitado. Mostrá-los o quanto é maravilhoso seguir os bons passos para que a vida se transforme para melhor. Somente quem conhece o caminho da justiça é capaz de motivar outros a caminhar juntos, dando os mesmos passos,  no mesmo rumo.
Mateus foi corajoso. Deixou sua vida obscura, de cobrador de imposto, que às vezes, maltratava os pobres para seguir a Verdade. Sentiu segurança no Mestre e para mostrar seu apego, O convidou para jantar em sua casa.
O jantar em sua casa significa a entrega total, ou seja, abriu o coração para Deus e deixou que a ação do Espírito Santo percorresse todos os lugares da casa. Assim deve fazer o cristão que busca Deus, não esconder ou duvidar de seus ensinamentos, mas abrir as portas do coração para que Jesus abasteça de coisas boas para sempre.
Enfim, Jesus e Mateus simbolizam a fraternidade e a entrega para os céus. Jesus procurou aqueles que ainda não conhecia a verdadeira esperança e Mateus foi aquele que aceitou o desafio de entregar-se de corpo e alma para o Deus da vida. Caros amigos, exemplificamos em Mateus, por sua vontade em querer mudar de vida, para buscarmos a libertação de nossas almas que às vezes ficam presas a luxúria e a avareza. Entregamos a Ele e fazemos sua vontade. Amém.
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário