.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 2 de setembro de 2012

Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus! - – Missionários Claretianos



Terça-feira, 4 de setembro de 2012
22ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Beltrão de Garrigues (dominicano), Bonifácio I (papa), Calétrico de Chartres (bispo), Cândida (viúva, primeira cristã de Nápoles), Eva de Dreux (virgem e mártir), Hermione de Éfeso (virgem, uma das filhas de São Filipe Diácono, mencionado em At 21,9), Ida de Herzfeld (viúva), Juliano, Oceano, Amiano e Teodoro (mártires da Nicomédia), Magno de Funsen (monge), Marcelo de Lião (mártir), Marcelo de Trèves (bispo), Marino de San Marino (eremita, diácono), Moisés (personagem importantíssimo do Antigo Testamento), Monessa da Irlanda (virgem), Rosa de Viterbo (virgem), Rosália de Palermo (virgem), Silvano e Vitálico (um menino, mártires de Ancira), Ultano de Ardbraccan (bispo).
Primeira leitura: 1 Coríntios 2,10-16
O homem psíquico não é capaz de conhecer o que vem do Espírito; ao contrário, o homem espiritual julga tudo. 
Salmo responsorial: 144, 8-14
É justo o Senhor em seus caminhos. 
Evangelho: Lucas 4, 31-37
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!
Jesus atribui novos usos e significados a espaços tradicionais como a sinagoga. A sinagoga era um lugar de reunião comunitária na qual se fazia a leitura solene da Escritura. Não era um templo, mas uma casa de oração e pregação. Jesus a converte em um espaço de ensinamento para a luta contra o mal que se apoderava do povo pobre.
O “espírito impuro” que menciona o evangelho se refere a todas as condutas que não permitiam que uma pessoa convivesse pacificamente na comunidade. Esta impureza se experimenta como uma força externa, alienadora, que subjuga as pessoas e as impede de se realizarem enquanto pessoas. O poder que Jesus tem é o de devolver a plenitude de vida a todos os que entram em contato com ele, em particular às pessoas enfermas.
O povo simples reconhece esse poder e assinala como este mesmo poder o diferencia de outros líderes religiosos, como os fariseus e os letrados. Jesus deu esse poder a todos os que o seguem e aceitam sua missão. É um poder para restaurar a vida; particularmente a vida e dignidade de todas as pessoas que são marginalizadas pelo sistema social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário