.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

--Cristo Rei - “Tu o dizes: eu sou rei" - J. Salviano


34º DOMINGO - SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO - TEMPO COMUM


25 de Novembro de 2012
“Tu o dizes: eu sou rei". 
Introdução

"Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

         Prezado leitor, prezada leitora. Você que entrou neste Blog e está lendo este texto, você é uma pessoa da verdade, pois irá  escutar através dessa leitura, a voz de Jesus. Parabéns! Porém, não se acomode por isso. Porque a voz de Jesus, o Rei do universo, precisa ser escutada, praticada e anunciada.  Você está fazendo isso? Então,  mais uma vez, parabéns!
         Hoje é o último dia do ano litúrgico, o qual não coincide com o ano civil, que termina no dia 31 de dezembro.
         Jesus é o Rei no mundo de Hoje?  Um  mundo que passou por cima do nosso Rei, um mundo que refuta seu Evangelho, desdenha de sua Palavra, ridiculariza seus valores eternos, calunia os ministros de sua Igreja...
         Jesus é o Rei de um mundo de outros valores e de outras verdades. E porque? Porque meu reino não é desse mundo. Eu não sou um rei qualquer, Ele teria acrescentado: Eu sou o Rei que veio ao mundo para salvá-lo do pecado e não para condená-lo, eu sou o Rei que veio ao mundo para servir, e não para ser servido e venerado pelos homens. Eu sou o Rei que veio chamar os pecadores e não aos justos. Eu chamo os pecadores diariamente à conversão, mais eles estão surdos e não me ouvem.
         Jesus é o Rei sim. A Ele foi dado pelo Pai, todo o poder no céu e na terra. Jesus é o Cordeiro que foi imolado, oferecido ao Pai pela expiação dos nossos pecados. Ele é digno de receber, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A Ele toda glória e poder por todos os séculos...    
         Jesus é o seu Rei? Jesus está reinando em sua vida? Você deixa Jesus governar a sua vida?
Quais são os reis dos nossos tempos? O Brasil já teve dois "reis": O "rei" da jovem guarda, Roberto Carlos e o "rei" Pelé, ou o  "rei" do futebol. Atualmente, outros "reis" surgem e vão embora, a maioria ligados ao futebol...
         Jesus não é um Rei nos moldes dos reis da terra. O que faziam os reis? Reinavam, governavam, e tinham poder até sobre o cidadão. Conquistavam e dominavam outros povos, agindo em desacordo com a justiça.
         O reinado de Cristo somente pode ser compreendido a partir da fé. Jesus disse: “Sabeis que aqueles que vemos governar as nações as dominam, e os seus grandes as tiranizam. Entre vos não será assim...” (Mc. 10,42s).
         Com essas palavras Jesus quis dizer que você e eu temos de imitar e seguir os seus passos, jamais podemos tiranizar os nossos irmãos. Ele é Rei sim, mais o seu reino não é desse mundo...  Ele é um Rei que lavou e beijou os pés dos discípulos. Os reis do mundo fariam isso?  Eis aí a diferença entre o reinado de Jesus e o reinado desse mundo!
         Com aquele gesto, O Rei Jesus nos convida hoje a seguir o seu exemplo, nos convida a segui-lo por essa trilha, de terreno irregular que nos faz cair e levantar, Ele nos convida a seguir não a estrada asfaltada, não o caminho  da glória, mas da humildade; não o caminho do sucesso a qualquer custo, mas da fidelidade a todo preço; não a estrada  das honras, mas do serviço.
         Nos tempos de Jesus, o povo esperava um Messias que o libertasse do domínio romano. Jesus os decepcionou, ao dizer: Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. O povo queria soluções e respostas  imediatas como acontece hoje. Muitos vivem sem Deus, tentando resolver os seus problemas diários por sua própria conta, e quando a casa cai, quando a fatalidade chega, recorrem desesperados a pedir o auxílio de Deus...
         Assim como os judeus, queremos um Deus que satisfaça os nossos desejos, que resolva os nossos problemas e que seja para nós um recurso de salvação nas horas de perigo e desespero, e depois o colocamos de lado.
         Não, meu irmão. Não é por aí, não foi isso que Cristo pregou. Porque nós devemos ser fiéis aos ensinamentos.  “Fiel é esta palavra: Se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele sofremos, com ele reinaremos” (2Tm. 2,11). Desse modo, Todas as vezes que esquecemos isso, fomos infiéis e indignos  de merecer as graças que tanto pedimos, e de pertencer o reinado de Cristo.
         "A mim foi dado todo o poder no céu e na terra" . Por isso Ele é o nosso Rei. Jesus é o Rei da vida. “não cairá uma folha da árvore sem que Deus o permita, todos os fios de nosso cabelo estão contados". E tem gente que não sabe disso, ou duvida disso. Se não sabem, a culpa é nossa, pois estamos catequizando muito mal!
DIA DOS LEIGOS
         Meus irmãos. A Igreja hoje também comemora o dia dos leigos atuantes na igreja de Jesus Cristo, presença viva de Deus na Terra.  É o dia nacional dos cristãos leigos e leigas que unidos pela mesma fé,  batalham pela transformação desse mundo dominado pelas forças do mal. Caríssimo. Você também está convidado a fazer parte desse grupo. O grupo daqueles que pelo batismo são vocacionados, são chamados a ser o fermento na massa, e luz para o mundo o qual está mergulhado nas trevas; são os convocados a construir um mundo possível e necessário, um mundo que virou as costas para o seu Rei, e por isso sofre. Sofre os horrores da violência, e da inversão dos valores, e está exposto ao poder de satanás. Precisamos continuar lutando para que esse mundo gire em torno dos valores anunciados por Jesus, os valores do reino de Jesus Cristo.
Amém.
José Salviano. 

3 comentários:

  1. bom seria que cada cristão tomasse como exemplo a vida de cristo, vida de serviço, de ajudar os mais necessitados, sempre pregando o amor ao proximo

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus por existir sites como este que tanto nos ajuda nas reflexões e preparações de liturgias... que ELE os fortaleça sempre!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Deus nos deu vida e vida em abundancia, viver em abundancia e viver o amor,seguir os passos do Mestre,é a alegria no servir, e a conversao diaria. hoje no dia dos leigos e leigas que Jesus derrame suas Graças sobre todos os que testemunham o amor de Deus em todos os canto do mundo.

    ResponderExcluir