.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

--Como é difícil para o rico entrar no Reino de Deus!-- José Salviano



XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 14 de Outubro.

Como é difícil para o rico  entrar no Reino de Deus!

Introdução
         Muito cuidado!  Pois a riqueza pode nos dar a sensação de que não precisamos de Deus!
O jovem rico que se aproxima de Jesus e pergunta o que ele deveria fazer para entrar no Reino dos Céus, era bom menino. Pois ele já observava todos os principais mandamentos da Lei de Deus. Porém, Jesus lhe propõe uma tomada de decisão muito radical, que o faria entrar em choque com toda a sua família. Talvez se aquele jovem não dependesse dos pais, ele até teria vendido uma boa parte de sua fortuna. Porém, o que mais o incomodava, era a reação da família.
A riqueza dá ao ser humano uma sensação de extremo poder,  e superioridade  de tal forma que fica quase impossível um rico sentir compaixão dos que passam necessidade. Para a maioria deles, a pobreza existe por culpa dos pobres, os quais, para eles, em sua grande maioria não passam de vagabundos, e preguiçosos, quando na realidade, nem sempre é assim. Pois de modo geral, a pobreza existe por causa da concentração da riqueza nas mãos de poucos.
Se por um lado o pobre reza humildemente e pede a Deus que tenha misericórdia de suas dificuldades, o rico em toda sua abundância, nem se lembra de Deus, pois se julga um deus por ele poder comprar quase tudo.  Isso mesmo. Ele pode comprar “quase”  tudo.  Porque não compra a imortalidade, a saúde plena, a felicidade e a vida eterna.  
O puro fato de ser rico em si, na verdade não é um pecado mortal e não podemos afirmar categoricamente que isso já lavra a sentença de condenação eterna do ser humano. Porém, o que complica a salvação dos nossos irmãos,  é a arrogância, a soberba, a falta de humildade, o olhar de desprezo para com os humildes, e a falta de caridade daqueles que possuem muitos bens materiais, e não percebem que tudo o que está sobrando nas casas deles, está faltando nas casas dos pobres.
Você pode ser rico e estar na amizade com Deus. Porém o que lhe atrapalha, são os outros ricos, que o excluiriam do seu convívio social, se você fosse um rico caridoso, religioso e humilde.  Assim, nem todos os ricos são iguais, porém eles precisam se comportar como os demais, com arrogância, com ar de superioridade, com muito orgulho, para manter as aparências, ou seja, precisam manter a sua fama de maus, digo, de poderosos.
Nota-se que aquele jovem rico do Evangelho, é um caso desses. A sua tristeza depois da penitência ou lição  de casa dita por Jesus, foi exatamente, pelo fato dele não saber como fazer para cumprir aquela sentença que lhe foi sugerida ou decretada.  Dentro de si, talvez ele até concordasse que não poderia levar a sua fortuna para a vida eterna, porém, se desfazer dela era um problema sócio-familiar muito grande.
Ser rico ou muito famoso como os astros da música ou do cinema, também é problema.  Isto porque eles não podem andar pela rua despreocupados como qualquer pobre faz. O medo de ser seqüestrado é mais apavorante do que o medo do pobre de perder o emprego e não ter o que comer. Porque o poderoso sabe que não obstante o seu sorriso e sua descontração, o perigo está por perto, e não adianta todo aquele aparato de segurança. Pois quando tem de acontecer, acontece.
Prezado irmão rico. Lembre-se de que tudo que possui, foi pela permissão de Deus. Sua fortuna talvez não tenha sido necessariamente um presente de Deus, principalmente se o que você possui, a sua riqueza foi adquirida  de forma ilícita. Mas digamos que  Deus deixou isso acontecer, pois Ele não interfere na nossa liberdade. Lembre-se também que nada, mais absolutamente nada do que tem, você levará para a outra vida. Terá de aproveitar tudo aqui. Então aproveite para fazer toda caridade que puder, assim, talvez quem sabe, não será tão difícil a sua entrada na vida eterna! Pois para Deus nada é impossível! Lembra?
Seja rico, mais salva tua alma!
 José Salviano.



Um comentário:

  1. A quem muito foi dado muito será cobrado, se Jesus disse "O homem não pode servir a dois senhores...", porque agradando a um desagradara a outro, e mais "Aquele que quer me seguir recuse a si mesmo tome a cruz e me siga" deixa muito claro pra quem quer que seja, onde esta a cruz do rico, está exatamente em recusar tudo o que tem para seguir a Cristo. E que rico faria assim? Eu digo, nenhum, porque no coração do homem, rico ou pobre que se apega as coisas deste mundo, não cabe Jesus Cristo, A nossa escolha tem que ser radical, não cabe duvidas, porque o caminho do calvário exige muita recusa, muita fé, muita maturidade cristã, enfim muito amor a Cristo.

    ResponderExcluir