.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

“Bem-aventurados ao Reino de Deus” - Claudinei M. Oliveira.



Quarta - feira, 12  Setembro  de 2012.
Evangelho: Lc 6, 20-26

            Jesus proclama o Reino do Pai a partir da ótica da pobreza, pois percebe que a riqueza da minoria é fruto da exploração ordinária do suor dos pobres. Neste contexto, o julgamento corresponde a verdade de cada um, pois quem observar atentamente os ensinamentos através do projeto de vida, da libertação e da solidariedade o reino da justiça acontecerá na amplitude da verdade.
            Todavia, aquele que não observar os projetos de vida elencado por Jesus cairá na ruína do reino, pois não soube acolher a verdade como fundamento da prática diária da justiça. A justiça deve ser o carro chefe da cada  cristão que almeja alcançar a plena vivacidade da eternidade, mas, para tanto, precisará de acreditar na pessoa de Jesus e ter fé para abraçar a causa dos pobres e infelizes.
            Os “Bem-aventurados”  são todos que querem participar da construção do Reino para dele alimentar do fruto do amor, abastecer do alimento da vida na esperança de safar-se da situação de penúria.  Jesus é o reino e também é o ponto de referência. Marchar com Jesus é escolher o rumo certo para encontrar a essência do querer viver na paz.
            Neste caso os “Bem-aventurados” estão inseridos numa sociedade que não respeita a dignidade do ser humano. Haja vista que os “mal-aventurados”  tem uma proposta diferente de Jesus. Enquanto a maioria do povo luta para sobreviver, a minoria usufrui das riquezas de modo peculiar.  O povo labuta para conseguir sobreviver enquanto os ricos vivem nos palácios e esbanjando poder.
            Jesus critica o modelo desta sociedade. Esta sociedade dividida não fomenta a verdade e impede que todos tenham o mesmo direito. Só é possível viver na divisão social se uma parcela da sociedade consome a riqueza da outra e não permite a ascensão da mesma. Mas afinal, como um grupo social pequeno consegue manipular o outro em número maior?
            A manipulação acontece por causa do poder arbitrário, de uma educação excludente, por uma cultura inculcada na maioria de que aquele modelo de sociedade dividida sempre existiu e por não dar espaço para a tomada de consciência da situação. Quanto mais violento for a governança, mas poderoso o grupo dirigente se posta. Já o povo padece com as sobras e as  migalhas do “jantar” fartos dos ricos.
            Portanto, bem-aventurados são aqueles que buscam a Deus e praticam a justiça com equidade, pois o reino dos céus estará sendo construído na base do amor. Todos têm chance de chegar aos céus por suas próprias mãos, mas antes deve conhecer a caminhada reta e justa do Filho de Deus que não hesitou em denuncia  as mazelas sociais. Ele sim, foi o verdadeiro exemplo e deve-se ser imitado para o bem da humanidade. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário