.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

--As forças do céu serão abaladas...- José Salviano



XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
18  DE NOVEMBRO

As forças do céu serão abaladas...

Introdução
         Prezados irmãos. Hoje, a liturgia nos convida a termos os nossos órgãos dos sentidos bem atentos e sintonizados aos sinais dos céus, atentos aos sinais do mundo. Porque a nossa fé não pode ser uma fé alienada, ou seja, alheia ao que está acontecendo em nossa volta. O catequista precisa estar informado, precisa assistir diariamente aos noticiários, pois estamos vivendo com o mundo e não jogados no mundo. A nossa fala, a nossa palestra, nossa homilia, nosso sermão, nossa catequese tem de ser incorporada, inserida no contexto do que está acontecendo no meio de nós, no nosso dia a dia. Caso contrário, poderemos ser surpreendidos pelos acontecimentos e estaremos pregando uma palavra desatualizada ou fora da realidade, e não foi isso que Jesus fez. Jesus  inculturou-se, ou seja, Ele introduziu-se na cultura dos homens daquele lugar  tão plenamente de forma que Ele falava a linguagem dos seus ouvintes. Os exemplos dados em suas estórias denominadas de parábolas, é um espelho do que acabamos de citar.
         Jesus vestiu a camisa dos homens daqueles tempos, para poder revelar a eles a sua mensagem atual e atuante.
         Hoje como antes, precisamos estar atentos aos sinais dos tempos, sinais estes que nos mostram a presença e a ação do Filho de Deus no meio de nós, e isso acontece principalmente pela Igreja inserida no mundo.
         As estrelas cairão do Céu, e as forças celestes serão abaladas.  Isto já está acontecendo hoje. A força e o poder de Deus está sendo ignorado pelo homem, o qual está depositando sua esperança no poder das armas e no poder do dinheiro. Muitos jovens estão se tornando marginais. São os sinais dos tempos, anunciados por Nosso Senhor Jesus Cristo. Em outra ocasião, Jesus disse que quem se preservar firme até o fim, será salvo. Você está firme na fé, está preparado?
         Porém  se nós negligenciarmos na meditação da palavra e na oração, seremos como os sacerdotes que se apresentavam diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. (2ª leitura) Ao contrário, o Filho de Deus nos mostrou com a palavra e com o exemplo, oferecendo-se em um sacrifício único pelos nossos pecados, morreu,  porém ressuscitou ao terceiro dia, e hoje está sentado à direta do Pai, e aguarda até o dia de colocar definitivamente todos os seus inimigos debaixo de seus pés. Que nós não estejamos incluídos entre esses inimigos!
        O maior pecado é a falta de fé, ou seja, a recusa da deliberada da ação salvadora de Deus. E Cristo vai cobrar de cada um de nós, pela recusa ao seu chamado  à conversão. E no fim dos tempos. Ele irá julgar os vivos e os mortos, Ele,  Cristo glorioso retribuirá a cada um segundo suas obras e segundo cada um tiver acolhido ou rejeitado sua graça.
         Assim será no fim dos tempos. O Reino de Deus irá chegar à sua plenitude. Depois do Juízo Universal, os maus, aqueles que ignoraram a presença de Deus no mundo, e insistiram  em trilhar os caminhos perversos, e a usar de suas liberdades como bem o entenderam,  serão condenados. Os justos reinarão para sempre com Cristo, glorificados em corpo e alma, e o próprio universo será renovado. Pedimos a Deus Pai em nome de Jesus, que nos dê a grande graça de estarmos incluídos neste grupo. O grupo dos que verão a Deus, de preferência.  Estejamos todos preparados para esse grande dia! Amém.

José Salviano


Um comentário:

  1. SEMPRE LEIO AS REFLEXÕES SOBRE O EVANGELHO.
    SÃO CLARAS .PRIMEIRO SERVE PAR MIM!
    DEPOIS PARTILHO COM MEUS IRMÃOS.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir