.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

“Amar os inimigos” - Claudinei M. Oliveira.




Quinta - feira, 13  Setembro  de 2012.
Evangelho: Lc 6, 12-19


“Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
            Diante desta fala de Jesus muitas coisas devem mudar no cotidiano para atender ao pedido do Mestre. Primeiramente deve reinar na consciência da pessoa a humildade para com todos, quanto mais humilde for o cristão, mais perto de Deus pode chegar.  Pois, sabe-se que a violência pode gerar conflito maior, confusão e distorção dos fatos. Não adianta querer resolver o conflito na ignorância, na força ou no autoritarismo. Tudo tem que ser colocado à prova do bom senso para que as partes, inimigos e amigos, cheguem ao acordo.
            Na mensagem acima Jesus é bem claro: amem os seus inimigos. Talvez pensar neste contexto  de hoje não soa bem para os ouvidos. Somos ensinados a odiar aqueles que não aceitam nossas opiniões e não corroboram  com nossas atitudes. Somos forçados desde menino a ser o maior ou ser o destaque da turma. Somos atiçados para cima do oponente com a intenção de derrubá-lo o mais rápido possível.  Parece-nos que o prazer estar no ato da destruição. Mas Jesus  não admite esta atitude “moderna”.
            O plano de Jesus é levar o amor acima de qualquer coisa, fazer valer a cordialidade entre os irmãos no sentido horizontal, sem inveja, sem traição ou até mesmo sem o ódio. Somente o amor é capaz de unir cada vez mais as pessoas, colocá-las no mesmo caminho com o  mesmo objetivo: chegar na plenitude dos céus. Jesus amou muito seus amigos e os seus inimigos, tanto que foi morto por defender proposta diferente do homem explorador, mas amou todos sem distinção.
            Na verdade a humanidade não pode caracterizar  no embate ou na exploração do outro. A humanidade deve partilhar os bens, as alegrias, as dores, os triunfos e as vicissitudes. Para tanto, nada de querer ser maior do que o outro ou querer tomar na marra a vivacidade de alguém. Mas o homem deve querer a maturidade, o carinho e a paz para viver na fraternidade sempre. O homem deve espelhar nas atitudes do Mestre para traçar seu plano de vida e da busca da equidade.
            Se todas as pessoas vivessem de acordo com o Santo Evangelho e assumissem o compromisso de cristão autêntico não existiria a maldade e nem a inimizade. Todos saberiam o que  fazer para plantar o amor. Mas, como cada um só pensa em manipular o outro para conquistar poder, a divisão social entranha cada vez mais no seio da sociedade.
            Enfim, o ensinamento firme de Jesus é este: ame sempre, não tenha medo do amor e faça o amor preencher todos os espaços do corpo. Não se esqueça de viver a plenitude do amor para com os irmãos, pois todos têm o mesmo direito de viver na paz e na serenidade. Lute e cativa seu inimigo, pois, com certeza, estará ganhando um aliado e um grande amigo. Que Deus abençoe  e seja feliz neste dia! Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário