.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

“São Joaquim e Santa Ana: pais de Maria” - Claudinei M. Oliveira.



Quinta - feira, 26  de Julho de 2012.
Evangelho: Mt  13,16-17

            Hoje se comemora o dia dos avôs no calendário civil. Um dia especial e cheio da graça de Deus. Mas pela tradição religiosa comemora-se o dia de Santa Ana, mulher fervorosa que deu a luz a Maria com idade de 40 anos. Assim, o Senhor revelou para Maria ser a grande serva e, de seu ventre, nascer o libertador do mundo. Mas isso só foi possível pelo cuidado de Joaquim e Ana que a educaram na fé, no amor e na obediência a louvada Santa Mãe de Deus.
            Joaquim e Ana levaram uma vida simples na região de Nazaré. Trabalhavam para dar o sustento para sua amável família apesar da vida pregressa. Contudo, Joaquim viveu em Nazaré e, casou-se com Ana quando ele era jovem. Ele era um rico fazendeiro e possuía um grande rebanho.
            Como não tinha filho, por ser estéril, durante muitos anos Joaquim era publicamente impudico, (não ter filhos era considerado na época uma punição de Deus pela sua inutilidade). Um dia o sacerdote do templo recusou a oferta de Joaquim de um cordeiro e o mesmo foi para o deserto e jejuou  e rezou por 40 dias.
            O  pai de Ana era um judeu nômade chamado Akar que trouxe sua mulher para Nazaré com sua filha Ana. Após o casamento de sua filha com Joaquim também ficou triste de não terem sido agraciados com netos.
            Ana chorava e rezava a Deus para atendê-la. Um dia ela estava rezando e um anjo disse que Deus atenderia o seu pedido. Ela estava sob uma árvore pensando que Joaquim a havia abandonada (ele estava no deserto). O anjo disse ainda que o filho que teriam seria honrado e louvado por todo o mundo. Ana teria respondido: “Se Deus vive e se eu conceber um filho ou filha será um dom do meu Deus e eu servirei a Ele toda a minha vida”.
            O anjo disse a Ana para ir correndo encontrar  com o seu marido o qual, em obediência a outro anjo, retornava com o seu rebanho. Eles se encontraram em um local que a tradição chama de Portão de Ouro. Santa Ana deu a luz a Maria quando tinha 40 anos.
            Afirma-se que Ana cumpriu a sua promessa e ofereceu a serviço de Deus no templo quando Maria tinha 3 anos. De acordo com a tradição ela e Joaquim viveram para ver o nascimento de Jesus e Joaquim morreu logo após ver o seu divino neto presente no templo de Jerusalém.
Como afirmou Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora,  a festa de Santa Ana e São Joaquim é muito oportuna para nos recordar a importância dos avós na história pessoal de cada um de nós, bem como a importância da família na transmissão da fé. O que recebemos de nossos pais passa por aquilo que nossos pais receberam de nossos avôs. Deles recebemos a vida e a fé!
 Estejamos certos: os avôs são ilustres discípulos do Senhor, quando apontam para seus netos a fé e o modo de viver cristão. Portanto, que as comunidades encontrem formas adequadas para valorizar os avôs, sobretudo quando idosos. Eles são nosso grande patrimônio humano e de fé! Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário