.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de julho de 2012

“Riquezas no céu” - Claudinei M. Oliveira.




Sexta - feira, 22 de Junho de 2012.
Evangelho: Mt 6,19-23

            Na reflexão de hoje o evangelista Mateus dá uma bronca na sua comunidade que se preocupar em juntar riquezas na terra e acabou esquecendo-se de juntar a verdadeira  riqueza no céu.  Na verdade a comunidade de Mateus estava preocupada em ostentação, luxúria e vangloria. Enquanto se perfazia de profundas riquezas terrenas o Espírito Santo que move a fé na busca da salvação ficava em segundo plano. Neste sentido perguntamos: será que não estamos fazendo a mesma coisa? Será que não estamos compactuando com a sociedade que cultua o deus do dinheiro, do prazer, dos ídolos de futebol, da mídia, dos apresentadores de TV? Vale a pena refletir um pouco. Não custa nada parar um pouco e rememorar as atitudes que diariamente executamos, às vezes, elas estão mais para atender um capricho do que uma obra voltada para a humanização.
            Os tesouros na terra podem ser corroídos pelas traças num piscar de olhos, basta descuidarem um pouco. Assim a riqueza fomentada  não consolida a presença da bondade, do amor e da ternura. A riqueza pode atrair muitas maldades, muitos descontentamentos e conflitos. Quantas famílias travam lutas sangrentas por herança! Quantos filhos matam os pais para apossar dos bens, quantas esposas sacrificam seus maridos para subtrair  riquezas e quantos netos tombam avós para roubar recursos financeiros para adquirir drogas e pagar as contas com os traficantes!  Têm muitos outros exemplos que a miséria das traças corrói fervorosamente a dignidade, a paz e a tranqüilidade de famílias, de pessoas de bens e de jovens.
            Logo a riqueza juntada na terra não passa de engodo e aparência de vida boa e feliz. A felicidade pode até existir, mas passa tão logo que a riqueza esmaece. O homem pensa que está cheio de expectativa com a riqueza que tem, mas diante de Deus nada vale se não tiver o amor,  a fé e vontade de construir um Reino da justiça, da decência e da caridade.
            Jesus ainda fala que o olho é a lâmpada do corpo, isto significa que se o olho estiver doente, verás tudo torto, pois a verdadeira luz ajuda a enxergar a realidade e viver e agir de acordo. O olho sadio é aquele que é capaz de ver e compreender que a acumulação de bens e riquezas só gera injustiça e mais nada. Mas como enxergar a injustiça se os olhos estão doentes, contaminados, alienados?
            Assim, a luz  e o olho perfeito fazem enxergar que a partilha igualitária produz justiça e igualdade, mandando para longe a ambição e a cobiça. Tudo aquilo que gera a escravidão  deve ser banido do seio da sociedade  e  como sabemos que a riqueza e a ganância geram a divisão entre os homens e atrai a discórdia, devemos nos abastecer do espírito santo santificador para enfrentar com singularidade e vencer o mal.
            Portanto, caros leitores, juntem forças para construir um tesouro no céu pautado no amor, na justiça, na solidariedade e na caridade. Não deixem enganar pelos truques ilusórios do mundo moderno e das riquezas terrenas, pois o verdadeiro tesouro está no céu e será lá que viveremos na plenitude eterna junto ao Pai. Amém!
Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário