.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Qual a nossa escolha? De que lado quer ficar? - Newton



Evangelho - Mateus 8,18-22
Segunda-Feira, 2de Julho de 2012.

Naquele tempo, 18vendo uma multidão ao seu redor, Jesus mandou passar para a outra margem do lago.19Então um mestre da Lei aproximou-se e disse: “Mestre, eu te seguirei aonde quer que tu vás”.
20Jesus lhe respondeu: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. 21Um outro dos discípulos disse a Jesus: “Senhor, permite-me que primeiro eu vá sepultar meu pai”. 22Mas Jesus lhe respondeu: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”.

Qual a nossa escolha?  De que lado quer ficar?

Na leitura deste evangelho vemos uma grande multidão ao redor de Jesus, quando Ele pede para passar para a outra margem do lago. Um mestre da Lei se destaca dizendo de imediato que seguirá Jesus aonde Ele for, e um outro pede para sepultar primeiro o seu pai. Isto nos faz pensar em que posição nós estamos, somos mais um na multidão como meros espectadores? Que atitude queremos tomar em relação ao Senhor, estamos dispostos a segui-lo?

A resposta de Jesus aos que o interpelavam era bem direta: “As raposas têm suas tocas e as aves dos céus têm seus ninhos; mas o filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”, ou: “Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos”. Isto nos faz pensar como deve ter sido a reação das pessoas que ouviam Jesus naquele tempo, e, hoje qual é a nossa reação diante destas respostas do Senhor?

Temos o hábito de ir a Igreja para assistir às celebrações, participamos de grandes eventos religiosos para ouvir a palavra de Deus, ou para simplesmente fazer parte de um grupo porque isto nos agrada. Será que isto é suficiente para quem se propõe ser um cristão, um verdadeiro discípulo de Jesus? Às vezes precisamos refletir sobre como anda o nosso modo de pensar e a nossa atitude diante dos propósitos de Deus para a nossa vida.

Jesus nos convida a ir para a outra margem, mas somente aqueles que conhecem o Senhor, escuta a sua palavra e a põe em prática, tem a coragem e disponibilidade de segui-lo, mesmo diante das dificuldades que o mundo nos impõe. O tempo passa principalmente nos dias de hoje de uma forma tão rápida, que às vezes nem percebemos, e quando nos damos conta deixamos de realizar tanta coisa importante em nossa vida, ou perdemos tanto tempo com coisas fúteis. E ficamos a pensar: poderíamos ter amado mais, até mesmo ter errado mais tentando acertar, pois só erra quem busca acertar, e é assim que vamos aprendendo a viver e nos tornamos mais maduros.

Precisamos ser mais ousados também em relação ao Reino de Deus, principalmente quando ouvimos um chamado divino. Quantas vezes sentimos em nossos corações este chamado divino, mas por medo de ousar, e presos aos costumes e tradições deste mundo abafamos a voz de Deus em nosso interior, e, deixamos de avançar em direção à outra margem, isto é ficamos para traz, não evoluímos no plano de Deus.

Se nós queremos atingir o Céu, devemos ficar atentos a este chamado divino, e estarmos dispostos a vencer qualquer dificuldade para seguir Jesus que é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, como está escrito: “Eu sou o caminho a verdade e a vida, quem crê em mim mesmo que esteja morto viverá”; "Vinde a mim vós todos que estais cansados e sobrecarregados e encontrareis descanso para as vossas almas". Em Jesus podemos todas as coisas, e não haverá dificuldade que nos impeça de avançar, lembrando que: “em Jesus somos mais que vencedores”.

Newton Hermógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário