.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de julho de 2012

“O Reino chega além-fronteira” – Diac. José da Cruz




QUARTA FEIRA DA 13ª SEMANA DO TC  04/07/2012
1ª Leitura Amós 5, 14-15. 21-24
Salmo 49m (50) “Ao que procede retamente. A este eu mostrarei a salvação de Deus”
Evangelho Mt 8, 28-34

                                                            
Para ser possível entendermos esse milagre relatado por São Mateus, e assim fazer a nossa reflexão, vamos fazer um corte no evangelho. De um lado temos a Galiléia e toda a região onde Jesus anuncia o Reino, e que não é muito extensa. O lago é o elemento divisor, não só geograficamente mais teologicamente, assim como o Rio Jordão que aparece constantemente nos evangelhos.
De um lado Jesus, seus seguidores, o ideal do Reino pregado, que visa a salvação do homem, entendida na libertação plena de tudo o que possa oprimir o ser humano, inclusive as enfermidades, em sua grande maioria atribuídas a possessão demoníaca, porque a medicina era precária e não conseguia dar conta de explicar e combater essas enfermidades.Então, as coisas nessa área da saúde, que não se conseguia explicar, atribuía-se á Força demoníaca, um pouco parecido com o que hoje se vê nas igrejas neo pentecostalistas onde alimenta-se o poder dos supostos “ministros de Deus”, com a expulsão dos demônios.
O que temos do outro lado, nessa terra dos Gadarenos? Exatamente o contrário, lá as pessoas paganizadas não conhecem os profetas, a Lei de Moisés, nem imaginam quem é Jesus e nem querem dele saber, sendo ele um intruso, um estranho no ninho e por conta disso, o ser humano é escravo e possesso do mal, do pecado e do egoísmo nele presente.
O evangelho nos apresenta o confronto entre esses dois mundos tão diferentes: o do Reino de Deus, que traz Vida e Liberdade para todos, e o Reino do Mal, que aprisiona e esmaga o homem dentro de si mesmo, no sub-mundo das trevas, da ignorância, arrogância e prepotência, distantes de Deus e longe desse Reino Novo.Qualquer semelhança com a pós modernidade, será mera coincidência.
“Que tens a ver conosco, Filho de Deus?”. O que Deus tem a ver com a nossa vida, com a Família, Vida conjugal, vida social, política e economia? A nossa Igreja, portadora do anúncio da Salvação, é constantemente rechaçada na pós modernidade, quando fala em questões de ética, moral, defesa da Vida, da Família e da Dignidade humana. As ideologias contrárias aos princípios cristãos, vem de encontro á Igreja, para questioná-la com a mesma arrogância e prepotência dos demônios que possuíam esses dois infelizes relatados no evangelho” Quem tens a ver conosco, Jesus , Filho de Deus, viestes nos atormentar?”. De fato, para a Força do mal presente na sociedade, o anúncio do evangelho é um tormento porque questiona, gera discernimento e nos leva a tomar decisão contrária aos interesses do mal.
Com respeito a manada de porcos, faço, por minha conta uma ponte com o evangelho de Lucas onde na parábola do Filho Pródigo, este acaba sendo um limpador de chiqueiro de porcos. Despojado da sua dignidade, o homem escravo do pecado, acaba se submetendo á força do mal, da qual torna-se um servidor, como no caso do Filho Pródigo que era “cuidador de porcos”. Os demônios imploram a Jesus que querem ir para os porcos, pois diante dele o Mal reconhece o seu lugar. E por fim, a manada de porcos se precipita ao lago do alto de um penhasco perecendo afogados. Lago e mar têm o mesmo significado no evangelho: é o domínio das forças do mal, de monstros como Leviantã, potência máxima do Mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário