.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O Filho do Homem é senhor do sábado – Missionários Claretianos



Sexta-feira, 20 de julho de 2012

15ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Santo Apolinário, Bispo e Mártir (Memória facultativa); Aurélio de Cartago (bispo), Elias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Etelvina de Winchester (viúva), José Barsabas, o Justo (provavelmente foi um dos 72 discípulos de Jesus, citado em At 1, 23-26), Margarida de Antioquia (virgem, mártir), Paulo de Córdova (diácono, mártir), Severa de Villeneuve (abadessa), Severa de Öhren (abadessa), Vilmar de Samer (abade).

Primeira leitura: Isaías 38, 1-6.21-22.7-8
Ouvi a tua oração, vi as tuas lágrimas. 
Salmo responsorial: 38, 10-12.16
Vós livrastes minha vida do sepulcro, a fim de eu não deixar de existir. 
Evangelho: Mateus 12, 1-8
O Filho do Homem é senhor do sábado.

O que significa: “o Filho do homem é o Senhor do sábado”? A expressão “Filho do Homem” tem dois significados importantes: um geral, aplicado a todo ser humano, e outro particular, aplicado unicamente ao ser humano novo, nova criatura. Por “Filho do homem”, no sentido geral, entende-se qualquer ser humano como parte de uma única espécie, de maneira muito semelhante quando se diz “nascido de mulher”.

É o ser humano em sua vocação de criatura, chamado a viver em liberdade, em harmonia com seus semelhantes e respeitando seu contexto ou seu entorno natural. O significado especial do “Filho do Homem” se refere ao ser humano novo, que realizou o êxodo de um modo de ser incompatível com a vontade de Deus para uma transformação radical que o habilita para viver no novo mundo que Deus instalará.

Quando Jesus diz que o Filho do homem é também senhor do sábado, quer dizer que a vocação original do ser humano é servir a Deus com criatividade e liberdade e isto pode ser feito no dia de repouso ou em qualquer outro dia. Ser senhor do sábado não é só ser dono de si mesmo, mas também dono da maneira de servir a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário