.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Maria guardava tudo em seu coração - Fr. Denis Francisco Rosa Oliveira



Sábado


A palavra
Dentre muitas possibilidades para compreender o Evangelho de hoje, devido ainda de celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria, vamos colocar como centro do texto o versículo 51: “Sua mãe, porém, conservava em seu coração todas essas coisas”.
Os pais de Jesus e outros judeus vão para a festa da Páscoa em Jerusalém, onde se localiza o Templo. Como de costume, eles vão de caravana. Os amigos e parentes estavam com eles.
Jesus está com doze anos. Para um adolescente judeu, essa idade é muito importante, pois significa que já é homem adulto, podendo participar dos costumes dos judeus adultos.
Voltando para casa, Maria e José não encontram Jesus. Pensaram que ele estivesse com os amigos ou parentes na caravana. Antes de completar três dias, e como não encontravam Jesus, seus pais ficaram muito preocupados, decidindo retornar à cidade de Jerusalém.
Quando uma mãe perde um filho e não o encontra, qual é atitude mais comum de sua reação? Naturalmente será o desespero. Mas, no Evangelho, a atitude de Maria, após encontrar Jesus, foi muito tranqüila. Ela apenas disse: “Meu filho, porque agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura”(v.48).
Outro possível detalhe no texto de Lucas é a resposta a qual Jesus deu a sua mãe: “Porque me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai” (v. 49). Como filho do Verbo encarnado, Jesus deveria estar no Templo: um lugar de culto e de adoração. Porém, ele está lá porque completou doze anos, com idade suficiente para participar ativamente no Templo e nos lugares comuns dos judeus adultos. O evangelista quer alertar sobre a idade de Jesus, momento em que ele começa sua vida de cidadão judeu.
O versículo 51: “Sua mãe, porém, conservava em seu coração todas essas coisas” culmina o centro do texto. Pois, quem é de fato a mãe de Jesus? É a escolhida de Deus, para gerar e criar um homem que será o Redentor da humanidade. É a mulher de coração sensível, que acata os fatos e acontecimentos em torno da vida de seu filho Jesus. Por isso, ao rezar o terço, contemplamos gloriosamente, alegremente e dolorosamente a participação de Maria no mistério da Redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário