.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 24 de julho de 2012

“Jesus senta-se a mesa com os cobradores de impostos e pecadores” - Claudinei M. Oliveira.




Sexta - feira, 06 de Julho de 2012.
Evangelho: Mt 9,9-13

            Seguir  os ensinamentos de Jesus é a melhor escolha que o cristão pode fazer. Nada na vida  supera a adesão das solicitudes Naquele que deu a vida por amor aos irmãos. Ele ensinou retamente como deveria abraçar a justiça, o perdão e o discernimento. Jesus deu exemplo curando os enfermos e expulsando o encardido no seio de muitos homens que não conseguiam enxergar o verdadeiro caminho.
            Além de justiça para com o Pai, Jesus incentivava o seu seguimento. Chamou Mateus, o cobrador de impostos do Império Romano e prontamente ele aceitou. Na simplicidade foi até a casa de Mateus e sentou-se a mesa com os pecadores. Mostrou para os presentes que, entre o homem que luta para sobreviver e o Filho de Deus, não existe diferença, e o que existe é a unidade e a compreensão favorável para o entendimento.
            A presença de pecadores e cobradores de impostos a mesa de Jesus era sinal de repúdio para alguns fariseus. Segundo estes, pecadores não poderiam misturar-se com o seguimento do Senhor. Eram pessoas desalinhadas, imperfeitas e cheias de obstáculos para a grandeza do Senhor.
            Jesus provou para estes fariseus que todos são irmãos e merecem o respeito e oportunidade para enxergar realidade de transformação. Pois, a divisão atrapalha a vivência  harmoniosa entre os homens.  
            A cena da festa na casa de Mateus  escandalizava  os guardiãs da Lei de Moisés. Para completar o repúdio Jesus dirige para os fariseus e afirma: “quem precisa de médico é o doente, e não os que estão bem de saúde”.  Não que os fariseus andavam mal das pernas, mas  tinham que ser curados de seu orgulho, da sua cobiça, da sua ganância e da sua ambição. Enquanto os fariseus procuravam distanciar dos pobres, Jesus sentava-se ao  lado dos rejeitados e festejava  a adesão do novo membro a sua comunidade.
            A grande festa está para acontecer, basta deixar de lado a arrogância  que destrói  a convivência com o Salvador. A festa que está a espera  do cristão designa a libertação, pois é sadia e não possui sintoma de doença. Nesta festa todos se alimentam, divertem-se e alegram-se. Sabe por que acontece isso?  Porque todos encontraram o germe do AMOR.
Na há diferença para Jesus entre aqueles que vão querer seguir sua palavra. Qualquer pessoa, não importa o que fez ou o que faz, pode contribuir com a missão. A boa vontade conta tudo. Foi o que aconteceu com Mateus. Sendo um cobrador de imposto, estava a serviço do império romano, não tinha pena de ninguém, tomava na marra os tributos devidos, mas ouviu alguém que o chamou. Logo quem foi chamar Mateus, lógico só poderia ser Jesus. Encontrou neste homem a coragem necessária para dar continuidade da vida nova para os irmãos, foi em Mateus que Jesus viu o seu Reino crescer sem ponderações. Mateus simboliza a esperança da mudança a partir do convite: tu, cobrador de imposto, pode vir comigo? Eu Senhor? Sim você mesmo! Então, deixou sua vida ilusória a serviço do rei terreno e foi trabalhar para o Reino de um Rei maior e justo: Deus. 
  Portanto, seguir a Palavra que liberta exige que não faça divisão entre as pessoas. Todos devem ser tratados com decência e consideração. Neste mundo dividido e cheio de competidores pelo melhor espaço, estas palavras não soam bem, mas deve-se esquecer da lógica e das regras para comungar o Cristo Vivo que reina para sempre no meio dos homens com muita propriedade. O que o homem deve é acatar o Jesus que não faz distinção de nenhum irmão. Amém!
Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário