.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

“Jesus, o Verdadeiro Pastor”- Claudinei M. Oliveira.





Domingo, 29 de Abril de 2012.
Evangelho: Jo 10, 11-18

Damos graças ao Nosso Bom Deus por nós terdes dado este lindo domingo para agradecermos e bendizermos o Santo Nome da Libertação. Nosso Deus que muito nos quer bem, nos mostra a gratidão e o zelo pelo seu povo. Para tanto, não deixou faltar nada para que as ovelhas sentissem  acolhidas e apascentadas no redil  Sagrado do Templo.
Ao dizer “Eu sou o Bom Pastor”, Jesus se põe em pé de igualdade com o Deus libertador do Êxodo que assim se deu a conhecer a Moisés: “Eu sou aquele que sou” (Ex 3,14), e assim quer ser lembrado de geração em geração para sempre. Jesus bom pastor é, portanto, a memória e a presença viva do Deus que conduz o povo para fora das garras dos malvados opressores que oprimem e diminuem a vida. Com Ele acontece o êxodo definitivo: com Ele iniciamos o novo e definitivo êxodo rumo à vida em plenitude que Deus quer para todos. Logo, Jesus dá a vida por suas ovelhas, entrega-se totalmente para que a vida floresça e encante todo o universo. Ele é a referência para que sigamos com orgulho seus passos. 
 Todavia, enquanto os mercenários tiram a vida e a liberdade do povo; tratam com algoz  o povo de Deus, mutilam severamente muitos cristãos que relutam para manter-se vivo, Jesus, nosso irmão e pastor, entrega-se holisticamente para os carnífices na intenção de aliviar as dores da exploração.Jesus liberta, abre caminhos para uma nova vida cheia de espiritualidade e energia para crescer junto do Pai.
Quem não ama o povo até dar a vida por ele não é pastor, mas quem vê o lobo estraçalhar o povo e salva a própria pele, ou pior, tira  vantagem disso,não merece o nome nem a função de pastor. O povo não o ouve e nem o segue. O amor de Jesus transcendeu toda a esfera da imaginação humana, foi ultra-maior, agiu na essência de quem realmente AMA.  Não deixou que os manipuladores dominassem os pobres filhos de Deus. Jesus colocou-se na frente das feras para que o povo passasse sem ser machucado. Ele machucou, foi retalhado, mas honrou seu serviço.
Jesus foi um pastor fiel e amoroso para com todos. Não mimou somente as ovelhas já convertidas e apascentadas, mas lutou para que as ovelhas distantes do redil pudessem abrir o coração e entrar no caminho certo. Estas ovelhas merecem mais atenção e cordialidade, elas estavam sem rumo e direção, estavam se perdendo para o mal, mas o Grande Pastor enxergou e com maestria  as cativou para seu rebanho.
Neste domingo do Bom Pastor também celebramos o dia das pastorais. São muitas as pastorais que voltam seus serviços para o bem do povo. Podemos citar algumas: pastoral da criança, da saúde, dos enfermos, do dízimo, da mulher, da sobriedade, da liturgia, da catequese, dos jovens, enfim, são muitas as pastorais que levam vidas para muitas pessoas que estão mortas para Deus, porém, com suas pedagogias e atenção, dão vidas novas para muitos. Elas fazem o serviço do Bom Pastor. Vão atrás de cristãos que desiludiram da igreja, perderam a esperança de se reencontrar-se, exauriram-se a fé no Deus. A Luz de Cristo não Brilha mais para estas pessoas. Então cabe às pastorais motivá-las, enobrecê-las e fazê-las enxergar o brilho lindo da Luz de Cristo. Mostrar para estas pessoas que o Deus ainda continua na expectativa de tê-lo junto de si. Este Deus não desanima nuca e coloca pessoas do bem na frente das pastorais para animar a fé do povo cansado.
Assim, nas pastorais somos convocados a exalar o odor do amor nas práticas para o bem. Ter o carinho necessário para acolher cada vez mais irmãos perdidos e convencê-los de que vale a pena mudar-se de vida.
Uma vida pautada na discórdia e na desgraça não vale a pena. O homem foi feito para viver em harmonia entre todos. A discórdia distância o homem da felicidade e também da comunidade. Empobrece a essência do Ser no Cristo, preserva o mal e passa a atenuar maldade em tudo que vai fazer. Nada para o homem discordiosos presta, a não ser fazer o mal. Logo, Deus não existe e pode ser entrave na sua vida. Estas pessoas fazem certas afirmações que chocam os tementes a Deus, ou seja, afirmam: esta vida é uma desgraça só, não existe nada superior do que o homem e acreditar  em Deus é idiotice pura!São ovelhas arredias que precisam de um pastor que tenha um jeitinho todo especial para chegar  e convencer de que a vida no Cristo é uma vida renovada. Prova disso foi à entrega de Cristo na Cruz para dar a sua vida e para salvar a minha, a sua e a nossa vida.
Tanto que os discípulos foram interrogados pelos homens da Lei por terem curado um enfermo.  Isto não poderia ter acontecido no entender dos anciãos e doutores da Lei. Mas Pedro fala abertamente que foi a fé no Cristo Ressuscitado que o enfermo voltou a viver às glorias de Deus,  pois Jesus é a pedra que vós, os construtores, desprezastes e que se tornou a pedra angular. Em nenhum  outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual possamos salvar. Agora podemos perguntar: quem é o verdadeiro pastor que salva e dá vida para todos? Somente Jesus pode ser chamado de pastor, pois levou a mensagem de mudança, instituiu a igreja peregrina e Santa e animou uma comunidade de discípulo para  dar continuidade no Projeto de Libertação. Não adianta o homem querer diminuir a força de Deus, pois Ele é maior, Ele é a pedra perfeita que se encaixa em todos os espaços para o bem servir.
Como cantamos no salmo de hoje (Salmo 117) é melhor buscar refúgio no Senhor do que pôr no ser humano a esperança e do que contar com os poderosos. Somente o Senhor é a fortaleza que nos protege e nos guarda. Mas se preferirmos encostar-se aos humanos e nos poderosos a solicitude, o amor de Deus não será contemplado. O homem transpira cobiça, mas Deus transpira o amor. Portanto, estar com Deus é a melhor opção.
Portanto, é preciso conhecer o Filho do Homem para poder chegar até ao Pai. Ele foi generoso com todos e cuidou com muito carinho para que ninguém se perdesse. Como disse na Leitura da Primeira Carta de São João desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou  o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifesta, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. Sejamos caros irmãos verdadeiros pastores que apascentam ovelhas desgarradas para o Reino. Assim seja, amém!
Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário