.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 8 de julho de 2012

Jesus nos cura, salva e liberta pela nossa fé. -Newton




Jesus nos cura, salva e liberta pela nossa fé.
Mateus 9,18-26
Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012
De acordo com os evangelhos de Marcos e Lucas, o chefe que se aproximou de Jesus era Jairo, e atuava numa Sinagoga, e a menina era a sua única filha, daí podemos entender o sofrimento ou o desespero deste pai, que se colocou com toda a humildade aos pés de Jesus, na certeza de que poderia salvar a sua filha que tinha apenas 12 anos de idade.
No capítulo 6, 1-6 deste evangelho, Jesus estava numa sinagoga onde despertava a atenção e a admiração dos presentes por sua sabedoria e pelos milagres que realizava, mas ao mesmo tempo era motivo de escândalo por ser o carpinteiro filho de Maria. Um artesão não teria tempo para estudar a Lei, como pode ter a pretensão, de querer ensinar, e de onde vinha tanta sabedoria? De onde vinha o poder de realizar milagres? Foi questionado desta vez como foi da outra vez quando realizou uma cura em dia de sábado.
E agora um chefe da Sinagoga vem ao seu encontro, se ajoelha aos seus pés e lhe suplica salvar a sua filha. Nesta hora não existe questionamento, uma criança querida está morrendo ou já está morta, e só Jesus neste momento poderá salvá-la. Imbuído desta fé o homem sai em busca daquele que realiza milagres. Esta cena nos faz lembrar a cena do centurião romano que também apelou a Jesus pela cura de seu filho, dois momentos diferentes, mas parecidos, dois pais que não seguiam a Jesus, mas que viam no homem humilde de Nazaré a oportunidade de salvação de seus filhos.
O chefe da Sinagoga, talvez não tivesse a mesma fé do Centurião romano, já que este último demonstrou maior fé ao dizer que Jesus não precisava ir à sua casa, mas que ele desse a ordem dali mesmo para que seu filho ficasse curado. O chefe também tinha fé, porém queria que Jesus o acompanhasse até a sua casa, para ver de perto sua filha a fim de curá-la ou salvá-la da morte, talvez faltasse ainda um pouco mais para que chegasse à certeza do centurião. E esta certeza maior, este reforço poderíamos assim dizer de sua fé se consumou no caminho para a sua casa ao presenciar a cura de uma mulher que há doze anos estava sangrando sem cura. Uma mulher que possuía ainda um fio de esperança, que era a crença de ser curada se tocasse apenas no manto de Jesus, fato consumado quando Jesus lhe diz: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”.
Podemos dizer que este encontro com esta mulher pelo caminho não foi por acaso, talvez Jairo tenha se desesperado naquele mais ainda naquele momento pensando, agora esta mulher aparece no caminho para nos interromper, nos atrasar, tenho pressa em levar Jesus até a minha filha, este seria um pensamento humano normal. Mas o pensamento de Deus não é o nosso pensamento, o propósito de Deus não é o nosso. Deus até nos testa em nossa fé, e pode criar situações como esta para aumentar a nossa fé. Mais um milagre se concretiza na frente do chefe da sinagoga (a cura da mulher), para em seguida ser realizado outro milagre na sua própria vida, e na vida de sua família a ressurreição de sua única filha de doze anos, que já se encontrava morta.
Este evangelho vem nos ensinar a importância da fé, e a fé exige coragem e perseverança. O chefe da Sinagoga e a mulher que foi curada do sangramento tiveram esta coragem e perseveraram no seu objetivo, por isto o milagre aconteceu em suas vidas. Não basta apenas acreditar, é preciso ter fé. Os dois acreditaram primeiramente, mas fortaleceram esta crença, se armaram de coragem, se encheram de força, foram em busca do que precisavam, e permitiram que o milagre acontecesse nas suas vidas. Para que o milagre aconteça vai depender primeiramente de nós. Eu creio, quero que este milagre aconteça em minha vida. Este é o sentido da fé, e que depende do nosso querer. Se eu tenho fé eu consigo. E a resposta de Jesus é clara: “tua fé te salvou”.
Newton Hermógenes

Nenhum comentário:

Postar um comentário