.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Jesus disse: Simão tu me amas?”- Claudinei M. Oliveira.





Sexta - feira, 25 de Maio de 2012.
Evangelho: Jo 21, 15-19

            Na reflexão do Santo Evangelho de hoje vamos encontrar três indagações de Jesus a Simão:  “Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?”.  Claro que ficou chateado, sabendo  que amava Jesus de coração, mesmo em certa ocasião, sentiu-se obrigado a negar que conhecia Jesus, mas fez isto para resguardar sua vida. Simão, discípulo amado de Jesus, vai ser “coroado” por sua dedicação e comprometimento pela causa do Reino de Deus, um discípulo que exemplificou singularmente na árdua batalha da evangelização.
            Colocado a prova, Simão é conduzido a ser o chefe da igreja de Jesus pelo merecimento, tanto que seguiu Jesus em todas as circunstâncias, demonstrando carinho e amor. Aos pés de Jesus Simão comungava toda a  ideia de libertação que Jesus pregava, mas Simão não ouvia por capricho os discursos, colocava-os em prática onde necessário. Era um discípulo atencioso, apesar de matuto e falar pouco, resguardava em sim toda a vivacidade do amor de Deus para com seu povo.  Simão quis ser um apaixonante pela causa dos empobrecidos.
            As comunidades da época estavam muito hierarquizando. Os chefes das comunidades tinham o controle de toda a massa de cristão, por suas arrogâncias desprendia o controle geral, não davam oportunidadepara o diálogo vivo e fraterno. Os chefes de comunidades tinham medos de perder o controle e terem que dividir os pseudos privilégios.
            Jesus quando pede para Simão apascentar as ovelhas ou tomar conta das  ovelhas, simbolizava o cuidado no mesmo nível de atuação, ou seja, que Simão não submetesse o poder sobre o povo, mas vivesse na simplicidade e na humildade.  Pois quem pretende ser pastor do povo deve ter somente um caminho: jamais crer ser o dono do povo e nunca se afastar da prática da vida de Jesus.
            A comunidade deve viver no amor e na correção fraterna. Para que haja harmonia entre os membros da comunidade a hierarquia não pode existir. Ela atrapalha o bom andamento da vida em comunidade. Assim, o Reino da justiça não tolera alguém mandando no outro por acreditar ser o mediador de Jesus. Jesus em todas suas pregações foi bem claro: todos devem viver no amor justo!  Mas  o que é amor justo? É um amor que transcende o interesse, é o amor verdadeiro, puro e imaculado.
            O Santo Evangelho termina na indicação da vocação de Pedro quando Jesus disse: “siga-me”. Seguir a Jesus não é dar a vida por ele, mas entregar, como ele, a vida para que o povo pudesse viver. Este foi o grandesinal do amor de Jesus com seus irmãos, morrer de braços abertos para dignificar o homem pecador. Portanto, como escreveu na introdução da liturgia diária deste dia: “quem ama não se deixa levar apenas pelo entusiasmo momentâneo nem desiste diante das primeiras dificuldades”, pois segue Jesus em todos os aspectos da vida, e quem segue Jesus tem força e discernimento, seja um seguir de Cristo. Amém.
            Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário