.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Haverá perseguições!-Fr. José Luís Queimado





29 de maio terça-feira
Mc 10,28-31



Quanta profundidade e riqueza nessa pequena passagem de Marcos! Nós já refletimos bastante, em outros dias, sobre os desafios imensos que se nos apresentam no seguimento de Jesus, mas a perícope de hoje nos fala ainda mais forte ao coração.
É, com certeza, radical a proposta de Jesus, principalmente em nossos tempos de pós-modernidade. Ninguém quer abandonar os entes queridos, tampouco deixar os confortos que nos rodeiam na vida. Mas o Mestre é claro: você deve se desligar dessas realidades passageiras para segui-lo, e a sua recompensa será a perseguição. Que loucura! Quem quer deixar tudo o que lhe é caro para seguir alguém que promete perseguição e tribulação na vida?
Pensando bem, não devemos olhar com pessimismo para essas palavras, pois elas querem, mais do que nos desanimar, dar esperanças para vivermos em um mundo acarretado de perigos e mortes! Os últimos, os mais sofridos (“lascados” da sociedade) serão os que primeiro receberão as mãos de Deus na eternidade. Mas, sabendo disso, devemos deixar as coisas como estão? De maneira nenhuma! É nosso dever lutar para que haja dignidade e justiça, já, em nossa Terra. A salvação é um processo contínuo, por isso não podemos pular etapas. Vivamos intensamente as nossas vidas aqui, para podermos dizer a Deus que estamos prontos para a Eternidade.
Assim foi com os cristãos da origem: perseguições e mortes foram os seus prêmios por acreditarem e porem em prática um projeto tão corajoso como o de Jesus: o de resgatar os oprimidos dessa Terra, dando dignidade de vida já aqui.
Os poderosos e opressores, muitas vezes, tentam acalmar as multidões oferecendo promessas longínquas, distantes da realidade em que os pobres vivem, exatamente para que os marginalizados não reivindiquem os seus direitos. Nós, como cristãos que deixamos tudo para apostar no projeto de Jesus Cristo, temos de denunciar essas estruturas de poder e alienação. Por isso, seremos perseguidos!
Imaginem vocês: muitos políticos corruptos devem ficar muito contentes pelo fato de a Copa Mundial de Futebol sempre acontecer em ano de eleição. Eles devem pensar (somente os corruptos) “o povo brasileiro é amante do futebol, por isso vamos roubar à vontade, podemos fazer um rombo nos cofres públicos e o povo nem perceberá, pois estará anestesiado vendo times de futebol brigando pelo título mundial. Como isso é vergonhoso, mas acontece de verdade!
Muitos poderosos querem enganar o povo para que não haja dignidade neste mundo, afinal, a Eternidade será a recompensa dos sofredores de hoje, dizem os maldosos! Jesus quer qualidade de vida para todos, e essa é a razão de ele ter sido perseguido. E assim seremos nós, os seus discípulos, se dissermos a verdade e lutarmos contra as injustiças. Que Deus dê coragem aos oprimidos para que eles não fiquem jogados nos últimos lugares do depósito humano!
Fr. José Luís Queimado, CSsR  (jlqueimado@ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário