.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros. - Missionários Claretianos




Sábado, 9 de junho de 2012

Bem-aventurado José de Anchieta, Presbítero (Memória).

Outros Santos do Dia:
 Baithin de Iona (abade), Cumiano de Bobbio (monge, bispo), Juliano da Síria (monge), Maximiano de Siracusa (monge, bispo), Pelágia de Antioquia (virgem, mártir), Primo e Feliciano (mártires de Roma), Ricardo de Andria (bispo), Vicente de Agen (diácono, mártir).

Primeira leitura: 2 Timóteo 4, 1-8
Desempenha o teu serviço de pregador do evangelho. Eu já estou para ser derramado em sacrifício; o Senhor me dará a coroa da justiça. 
Salmo responsorial: 70, 8-9.14-17
Minha boca anunciará vossa justiça.
Evangelho: Marcos 12,38-44
Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros.

As oferendas que feitas para financiar o funcionamento e a conclusão das obras ornamentais do Templo eram uma notável mostra de piedade aos olhos da maior parte dos judeus no temo de Jesus. Enquanto os fanáticos religiosos olharam com desprezo e os críticos consideraram superficial a oferenda da pobre viúva, Jesus descobre a sabedoria por detrás desse gesto.

A atitude da viúva, elogiada por Jesus, é a mostra mais extraordinária da sinceridade e convicção da religião popular. Jesus toma este exemplo, não para exortar seus discípulos a incrementar suas doações ao Templo, mas como mostra de piedade e sabedoria que bem podem caminhar para a edificação de outros seres humanos. A generosidade da viúva é a medida da generosidade do cristão para com a causa de Jesus.

Já não se trata de dar dinheiro para comprar pedras, mas dar do necessário para viver para que outras pessoas possam viver. Assim se supera a lógica positiva, mas insuficiente, do “viva e deixe viver” para “viva e faça viver”. Não há superioridade entre a religião oficia e a religião popular. Vivencia simples da fé não significa uma religiosidade deficiente ou alienante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário